• Mercado

    Friday, 19-Apr-2024 20:49:02 -03

    Petroleiros iniciam mobilizações por proposta de reajuste na Petrobras

    NICOLA PAMPLONA
    DO RIO

    29/09/2016 14h41 - Atualizado às 18h31

    Sindicatos ligados à Federação Nacional dos petroleiros (FNP) realizam nesta quinta (29) uma série de mobilizações pelo país, como parte da greve por tempo indeterminado iniciada à 0h.

    De acordo com a FNP, há paralisações e piquetes em Aracaju, Manaus, Belém, Cubatão, São Sebastião, Campos e no Rio.

    A FNP reúne cinco sindicatos de petroleiros, com atuação em oito Estados: Rio, São Paulo, Sergipe, Alagoas, Amazonas, Pará, Maranhão e Amapá.

    A entidade decidiu antecipar o movimento grevista após ouvir a primeira proposta da Petrobras para o reajuste salarial de 2016, de aumento de 4,97% no piso regional de cada categoria. A FNP pedia 19%.

    A Federação Única dos Petroleirso (FUP), que agrega outros 12 sindicatos, reuniu-se com a Petrobras na tarde desta quinta para uma nova rodada de negociações.

    O coordenador da FUP, José Maria Rangel, disse à Folha que informou à estatal que a proposta foi rejeitada pelos trabalhadores. "O patamar mínimo para negociar é a reposição da inflação", afirmou.

    A entidade informou ainda que se recusa a negociar a proposta de redução 25% da jornada de trabalho com corte equivalente no salário, que a estatal pretende dar como opção para empregados da área administrativa.

    "Só vamos negociar a cláusula econômica (que diz respeito ao reajuste)", disse. Segundo ele, a FUP vai esperar uma contraproposta da companhia antes de decidir pelo início de uma greve.

    A entidade calcula que 95% dos trabalhadores consultados em assembleias rejeitaram a proposta da empresa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024