• Mercado

    Thursday, 25-Apr-2024 11:25:55 -03

    BC reduz taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano

    MAELI PRADO
    DE BRASÍLIA

    19/10/2016 18h20 - Atualizado às 21h55

    Marcos Santos/USP Imagens
    Analistas do mercado cortaram de 13,75% para 13,50% a projeção para a taxa básica de juros neste ano
    O primeiro corte da Selic em quatro anos ocorre após inflação dar sinais de desaceleração

    Após quatro anos de jejum, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu nesta quarta (19) a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano, dando início a novo ciclo de redução dos juros. A decisão foi unânime.

    Foi o primeiro corte desde outubro de 2012, quando a Selic chegou a um piso histórico de 7,25% ao ano, durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

    Números da economia
    Veja como eles afetam sua vida
    painel da bolsa de valores brasileira

    Sinais de desaceleração da inflação, dúvidas sobre a recuperação da economia, e o avanço no Congresso da proposta do governo que limita os gastos públicos, fatores citados no comunicado do BC, já faziam o mercado apostar em peso na redução da Selic.

    A dúvida era sobre o tamanho do corte. Os analistas estavam divididos entre os que acreditavam em uma redução maior, de 0,5 ponto percentual, e os que colocavam as fichas no corte de 0,25 ponto.

    Essa divisão persiste para a próxima reunião, em novembro. Analistas interpretaram de forma distinta o comunicado do BC sobre a decisão, que afirmou que o comportamento da inflação previsto para o próximo ano e para 2018 permite "flexibilização moderada e gradual das condições monetárias".

    Confira a evolução da taxa Selic - Em % ao ano

    "O tamanho do corte abre espaço para outro ainda maior na próxima reunião, com possibilidade de diminuição de 0,5 ponto percentual, chegando a uma taxa de 13,50% ao ano no final de 2016", afirmou a economista Tatiana Pinheiro, do banco Santander. "Com a continuidade dos cortes, é possível que, no encerramento de 2017, a Selic chegue a um dígito percentual", completou.

    Para José Márcio Camargo, da Opus Gestão de Recursos, o comunicado aponta para outro corte de 0,25 ponto percentual em novembro. "O BC citou, em dois momentos, que no cenário dos analistas de mercado a taxa de inflação para 2017 e 2018 ainda está acima da meta. Assim, sinalizou que a curva do mercado, que acredita em 0,5 ponto percentual, está exagerada", disse.

    Outro ponto, afirmou, é o fato de o Banco Central ter destacado a importância para a política monetária de uma maior queda do preço de serviços, o que para ele não deve acontecer até o fim do ano.

    "Hoje, a inflação de serviços em 12 meses está perto de 7%. Está desinflacionando, mas essa redução está lenta e vai continuar assim por causa do final do ano, quando a economia se aquece", disse.

    O economista Fernando Holanda Barbosa, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), afirmou que o BC deixou claro no comunicado que a sua preocupação é com o cenário do mercado financeiro para a inflação do ano que vem, ainda acima da meta de 4,5%.

    Barbosa lembrou que, apesar das boas notícias recentes para a inflação, com um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 0,08% no mês passado, a variação nos chamados preços livres (sobre os quais a Selic tem impacto) ainda foi maior do que em setembro de 2015. Ou seja, foram os preços administrados (controlados pelo governo, como telefonia, energia e telefonia) que puxaram a inflação para baixo.

    O Copom volta a se reunir nos dias 29 e 30 de novembro, último encontro deste ano.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024