• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 18:27:32 -03

    Pode haver Natal com falta de produto, diz presidente do Santander

    TÁSSIA KASTNER
    DE SÃO PAULO

    26/10/2016 13h50

    Silva Junior/Folhapress
    ORG XMIT: AGEN1201201556484918 SAO PAULO, SP, BRASIL, 22-12-2012. Movimento na rua vinte e cinco de marco de marco para as compras de natal neste dia 22 as vespera do festa de natal. (Foto: Silva Junior/ Folhapress ) ***EXCLUSIVO FOLHA***
    Movimento na rua 25 de março para as compras de Natal em 2012

    A expectativa de mais um Natal fraco tem feito com que as empresas não invistam na produção para atender à demanda típica das festas de final de ano. Isso pode criar um cenário de falta de produtos, na avaliação do presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial.

    "Não estou dizendo que vai ser um Natal exuberante, mas os estoques estão muito baixos", disse ao justificar que qualquer aumento de demanda criaria essa escassez, ainda que pontual. Segundo Rial, há um desalinhamento de expectativas para esse período do ano.

    Uma das justificativas é o aumento da disposição dos bancos para oferecer crédito. O Santander informou nesta quarta-feira, em sua divulgação de resultados, que os empréstimos para pessoa física avançaram 6,8% em um ano, para R$ 88,44 bilhões no trimestre encerrado em setembro.

    O executivo disse ainda que os bancos devem repassar ao consumidor a redução da taxa de juros, um caminho para estimular a retomada do crédito. Na semana passada, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros da economia de 14,25% para 14%, o primeiro corte em quatro anos.

    "Os bancos vêm com carteiras de crédito sem nenhum crescimento. Existe apetite para crescer, acho que vai existir interesse em repassar", afirmou.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024