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    BBC

    Comercial de produto dietético gera polêmica e é proibido no Reino Unido

    DA BBC

    26/10/2016 20h24

    Advertising Standards Authority/PA
    Comercial de produto dietético provoca polêmica e é proibido no Reino Unido
    Comercial de produto dietético provoca polêmica e é proibido no Reino Unido

    Uma mulher encontra a si mesma no passado e diz: "Eu sei como você se sente. Mas saiba que você pode voltar a ficar bem assim novamente. Eu até comprei um biquíni na semana passada."

    Sua versão mais antiga, com cabelos desarrumados, vestindo uma camisa larga e com lágrimas nos olhos, então responde: "Você está ótima. Nunca sonhei que poderia voltar a ser tão magra".

    O diálogo foi ao ar em um comercial de TV no Reino Unido, produzido para anunciar o serviço de entrega de produtos dietéticos Diet Chef. A peça, porém, surtiu efeito negativo: telespectadores passaram a reclamar do conteúdo.

    Advertising Standards Authority/PA
     No comercial, mulher fica surpresa ao ver a si mesma mais magra
    No comercial, mulher fica surpresa ao ver a si mesma mais magra

    'ABORDAGEM SOCIALMENTE IRRESPONSÁVEL'

    A agência reguladora de comerciais do Reino Unido (a Advertising Standards Authority, ASA na sigla em inglês) considerou a abordagem socialmente irresponsável e proibiu que a peça publicitária voltasse a ser transmitida em seu formato original.

    Para a agência, a tristeza da personagem ao falar sobre o uso de biquíni parecia desproporcional em relação a sua preocupação com o excesso de peso, especialmente porque ela não aparentava um quadro nítido de obesidade.

    "O comercial dava a entender que aqueles que sofrem com insegurança sobre seus corpos e, em especial, seu peso, poderiam conquistar felicidade e autoconfiança apenas através do emagrecimento", avaliou a agência, que recebeu 26 reclamações assim que o vídeo foi ao ar.

    As queixas diziam que o comercial transmitia a mensagem de que as mulheres precisam ser magras para serem felizes.

    Os telespectadores afirmaram ainda que a peça dava a entender que mulheres acima do peso não tomavam conta de si mesmas ou de suas aparências, já que a versão mais magra da personagem aparecia mais feliz e bem arrumada na cena.

    Advertising Standards Authority/PA
    Agência baniu comercial de TV por considerar que peça dava a entender que mulheres só podem conquistar a felicidade se estiverem magras
    Agência baniu comercial por considerar que dava a entender que mulheres só podem ser felizes magras

    'ANTES E DEPOIS'

    Em sua defesa, a empresa disse que o comercial era um exemplo típico de "antes e depois" utilizado bastante em campanhas publicitárias da indústria.

    A Diet Chef também argumentou que a peça mostrava a frustração da personagem, que tinha dificuldade de manter sua dieta sob controle e ficava surpresa ao ver a si mesma com o estilo de vida retomado.

    De acordo com a empresa, o comercial refletia essa sensação de conquista.

    A Diet Chef também informou que o índice de massa corporal da atriz na época em que gravou a versão mais antiga da mulher a colocava no grupo de pessoas com sobrepeso.

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