• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 02:59:50 -03

    Plebiscito britânico

    Economia britânica cresce 0,5% no 3º tri e supera previsão de analistas

    DA REUTERS

    27/10/2016 08h19 - Atualizado às 09h03

    A economia britânica teve ligeira desaceleração no ritmo de crescimento no terceiro trimestre apesar da decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, reduzindo ainda mais as chances de um novo corte de juros pelo banco central na próxima semana.

    O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,5% no período entre julho e setembro, abaixo do crescimento de 0,7% visto no segundo trimestre, mas confortavelmente acima da expectativa de 0,3% em pesquisa da Reuters.

    "Há pouca evidência de um efeito pronunciado na sequência imediata da votação", disse o economista-chefe da Agência para Estatísticas Nacionais, Joe Grice, acrescentando que o crescimento foi em linha com o padrão desde 2015.

    A indústria de serviços, dominante no Reino Unido, foi a responsável por todo o crescimento, ajudada por um boom no setor de cinema e televisão, com os últimos lançamentos da série Jason Bourne e Star Trek chegando às telas, juntamente com outros blockbusters.

    A libra atingiu a máxima de uma semana ante o dólar após os dados, e o rendimento dos títulos públicos de 10 anos atingiu o maior nível desde o plebiscito sobre a permanência na União Europeia, com os investidores descontando a chance de um corte nos juros pelo banco central em 3 de novembro

    Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o crescimento acelerou para 2,3%, ritmo mais forte em mais de um ano, de acordo com os dados preliminares da agência nacional.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024