• Mercado

    Saturday, 18-May-2024 11:23:38 -03

    Apps de carro lançam promoções e serviços para enfrentar Uber

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    03/11/2016 02h00
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Concorrentes do Uber no serviço de contratação de motoristas por aplicativo, Easy, 99 e Cabify vêm reduzindo preços e desenvolvendo promoções e novos serviços para ganhar mercado.

    Fernando Matias, diretor da Easy para o Brasil, diz que o preço das corridas tem se tornado fundamental para atrair passageiros.

    Na quinta-feira passada (27), a empresa reduziu as tarifas na modalidade Easy Go em cerca de 10% para igualá-las às do Uber.

    Além dessa redução, Easy e 99 já ofereciam (desde julho, no caso da primeira) a possibilidade de contratar táxis com preço 30% menor (o desconto é oferecido pelos motoristas que aceitam chamadas nessas condições).

    Uber e Cabify também realizam promoções constantes. A primeira ofereceu benefícios como corridas na modalidade Pool (carro compartilhado) a R$ 6 em São Paulo nos meses de agosto e setembro e distribuiu cupons de desconto para alguns usuários no mês passado, em comemoração do outubro rosa (a companhia não informa a abrangência da promoção).

    O Easy também testa mais de 30 modelos de assinaturas e programas de descontos com grupos de poucos passageiros, segundo Matias.

    A reportagem teve acesso a e-mail oferecendo teste de programa em que, por assinatura mensal de R$ 500, o cliente tem direito a até três corridas gratuitas diárias com valor de até R$ 50 cada uma. O plano ficaria disponível para os 50 primeiros inscritos.

    Matias diz que os testes servem para avaliar a aceitação dos passageiros aos modelos e a viabilidade financeira deles. "Não sabemos se vão se tornar um serviço nosso."

    CORRIDA DOS APPS - Veja promoções e iniciativas dos serviços que desafiam o Uber

    Outra aposta do segmento está em novos tipos de serviços. Em outubro, a 99 lançou a opção de chamar exclusivamente motoristas mulheres, para transportar apenas outras mulheres ou crianças.

    Ricardo Kauffman, gerente de relações públicas da 99, diz que a opção foi incluída após entrevistas com mulheres que mostraram interesse na ideia. "Mesmo que o motorista seja educado, a mulher às vezes não consegue relaxar, se sentir à vontade para tirar um cochilo", diz.

    Atualmente, são 500 motoristas cadastradas na opção, disponível em São Paulo.

    Outra novidade que a companhia quer trazer até o final do ano é o transporte via triciclos, conhecidos também como tuk-tuks.

    Kauffman diz que a modalidade deve começar em cidades do Norte e do Nordeste em que esse tipo de veículo é popular, para transporte dentro de bairros.

    As corridas de tuk-tuks devem custar metade do preço do 99Pop (de motoristas particulares).

    À Folha o Uber destacou a eficiência como principal diferencial de seu serviço para manter sua liderança.

    A empresa diz que sua base de 4 milhões de clientes e 50 mil motoristas garante a obtenção de um carro em até cinco minutos em muitas das 28 cidades em que ela atua.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024