• Mercado

    Friday, 17-May-2024 04:54:53 -03

    Instabilidade com eleição de Trump faz Tesouro suspender operações

    TÁSSIA KASTNER
    DE SÃO PAULO

    14/11/2016 02h00

    A turbulência da semana passada nos mercados criou dificuldades para os investidores que planejaram comprar títulos públicos e aproveitar oportunidades criadas pelo novo cenário econômico.

    Com as oscilações bruscas de preços causadas pela eleição de Donald Trump nos EUA, a plataforma eletrônica do Tesouro Direto, onde são negociados títulos do governo, suspendeu operações várias vezes na última semana.

    Na sexta-feira, a abertura do mercado foi adiada para as 14h. A plataforma recebeu investimentos por 45 minutos e depois teve negociações suspensas até o final do dia.

    Em dias normais, o horário de funcionamento do Tesouro Direto para aplicações é das 9h às 5h do dia seguinte.

    A tendência é que essas interrupções voltem a ocorrer nesta semana, se os mercados continuarem se comportando de maneira instável.

    O Tesouro interrompe negociações na plataforma para evitar que pequenos investidores tenham prejuízos com a volatilidade do mercado.

    Ao aplicar no Tesouro Direto, investidores comuns costumam encontrar juros que refletem as taxas negociadas por bancos, fundos de pensão e outros grandes investidores, que dependem de expectativas para a evolução da taxa básica de juros da economia, a Selic, no futuro.

    Esse preço oscila o tempo todo entre os grandes operadores. Já no Tesouro Direto, o preço dos títulos muda normalmente três vezes por dia.

    Por isso, quando os juros no mercado sobem e descem de forma brusca, o pequeno investidor pode ser prejudicado por um preço defasado.

    Mas a turbulência da semana passada também trouxe remuneração maior para títulos públicos prefixados e com remuneração atrelada à inflação, como o Tesouro IPCA+.

    O Tesouro Prefixado com vencimento em 2019 podia ser comprado com juro de 12,1% na sexta-feira. Um dia antes, essa taxa era de 11,58%. Em um ano, a diferença de ganho é equivalente a R$ 4 para cada título comprado.

    Já o Tesouro IPCA+ podia ser contratado a 6,36% na sexta, rentabilidade mais alta oferecida pelo papel desde julho, quando Michel Temer ainda era interino e não havia definição sobre a adoção de medidas de ajuste fiscal.

    Para conseguir contratar investimentos a essas taxas durante esse período, o investidor precisa ter tempo para acompanhar atentamente os avisos no site do Tesouro.

    O governo informa as suspensões e a reabertura de vendas no endereço www.tesouro.fazenda.gov.br/avisos.

    Para quem planeja resgatar dinheiro do Tesouro Direto, as operações podem ser feitas das 18h até as 5h do dia seguinte.

    Edição impressa
    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024