• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 15:39:47 -03

    Policiais reprimem manifestantes e até colegas de farda em protesto no Rio

    LUCAS VETTORAZZO
    LUIZA FRANCO
    DO RIO

    17/11/2016 02h00

    O protesto organizado nesta quarta (16) por servidores contra o pacote de ajuste proposto pelo governo do Estado do Rio, na porta da Assembleia Legislativa do Rio, teve cenas nunca vistas na cidade.

    Policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários, servidores da educação e da saúde, entre outras categorias, foram reprimidos com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo pela PM.

    Funcionários da área de segurança pública, que na semana passada ocuparam o prédio da Assembleia sem encontrar resistência da polícia, foram reprimidos desta vez.

    A Assembleia estava cercada e os ânimos, exaltados. Um grupo de bombeiros, agentes penitenciários e servidores da educação derrubou no início da tarde as grades instaladas para proteger o prédio, dando início à reação da polícia.

    Policiais de folga que participavam do protesto discutiam com seus colegas de profissão, tentando dissuadi-los a continuar a lançar bombas.

    Dois policiais do Batalhão de Choque abandonaram seus postos e deixaram o protesto. Procurada, a PM não informou se eles serão punidos por descumprirem as ordens dos seus superiores.

    A corporação afirmou que primeiro analisará os vídeos que circularam nas redes sociais, mostrando os policiais sendo saudados por manifestantes ao deixar seus postos.

    PMs abandonam cerco no Rio

    A polícia usou a cavalaria e um blindado que lança jatos d'água para dispersar os manifestantes, que se reagrupavam em ruas do centro e voltavam para a frente do prédio, sem conseguir invadi-lo.

    Os funcionários públicos revidaram às bombas com pedras e latas. Um grupo de bombeiros ensaiou avançar sobre um grupo do Choque na Rua da Assembleia. Foram desencorajados por PMs e policiais civis que protestavam.

    Um policial militar discursou no alto do carro de som, afirmou estar armado e pediu calma aos colegas de farda.

    Dentro da Assembleia, o clima ficou tenso entre deputados e assessores que estavam no prédio quando as grades foram derrubadas. Servidores prometem nova manifestação para a sexta (16).

    O protesto também exibiu divisões. Embora o movimento tenha direção única, há divergências entre os grupos. Servidores da segurança se posicionaram contra os da educação que carregavam uma bandeira do PSTU.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024