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    black friday

    Interesse pela Black Friday cresce, mas intenção de gasto diminui

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    18/11/2016 02h00

    A Black Friday deste ano, que acontece na sexta-feira (25), deverá ter mais consumidores interessados nos descontos do evento do que em edições anteriores.

    Enquanto, em 2015, 84% dos consumidores que fazem compras pela internet diziam ter intenção de comprar algo na data, neste ano 89% deles indicaram esse interesse.

    Por outro lado, o gasto médio pretendido pelo consumidor caiu. Em 2015, ele era de R$ 1.156. Neste ano, o valor caiu para R$ 1.095.

    Os dados são de pesquisa realizada pelo Google e pelo Ibope. Para a edição de 2016, foram ouvidos 1.500 consumidores, a partir da internet.

    Claudia Sciama, diretora de varejo do Google Brasil, atribui o aumento de interesse pela data à crise econômica, que cria uma demanda reprimida por consumo, e ao maior conhecimento.

    "Em ano de crise, essas datas são um sucesso para consumidores e varejistas."

    Além disso, ela diz que o evento vem conquistando mais confiança no Brasil.

    Tradicional nos EUA, a Black Friday acontece no Brasil desde 2011. Suas primeiras edições foram apelidadas de "Black Fraude", em meio a reclamações sobre anúncios de descontos enganosos.

    A expectativa pela data também é registrada pela ferramenta de buscas do Google. Henrique Simões, analista de indústria da empresa, diz que o número de pesquisas relacionadas à Black Friday cresceu 48% em outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

    Eletrônicos e eletrodomésticos formam a categoria de maior interesse, com produtos citados por 64% dos consumidores entrevistados.

    Sciama afirma que esses itens chamam a atenção do consumidor por serem, em geral, os mais caros e nos quais os descontos permitem maior economia.

    O Google, assim como os idealizadores da promoção no Brasil (responsáveis pelo portal blackfriday.com.br), espera que o faturamento seja de R$ 2 bilhões neste ano. O valor representaria aumento de 34% em relação a 2015, sem descontar a inflação, segundo a organização do evento.

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