• Mercado

    Monday, 29-Apr-2024 10:54:35 -03

    Com aposentadorias, Banco do Brasil pode cortar 5.615 funcionários em SP

    VANESSA SARZEDAS
    DO AGORA

    23/11/2016 15h41

    Bruno Santos/Folhapress
    Fachada do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, em São Paulo
    Fachada do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, em São Paulo

    A partir de hoje, os funcionários do Banco do Brasil que têm condições de se aposentar podem optar por sair da empresa. O PEAI (Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada) faz parte de um plano de reestruturação do banco para reduzir R$ 750 milhões em despesas por ano.

    Podem aderir ao programa trabalhadores que reunirem, até 31 de dezembro, condições para se aposentar pelo INSS ou pelos planos de previdência complementar do banco, como o Previ e o Economus. No Estado de São Paulo, há 5.615 funcionários que se encaixam nesse perfil, de um total de 29.762. No país, são 18 mil, de um total de 109.159 trabalhadores.

    O funcionário receberá um incentivo de 12 salários, além de uma indenização pelo tempo de serviço, que varia de um a três salários. Sobre eles, não incidirá Imposto de Renda. Os interessados têm até 9 de dezembro para aderir.

    BB e os concorrentes -

    A reestruturação ainda prevê redução de 9.300 vagas. Serão fechadas 402 agências, sendo 222 no Estado de São Paulo e 72 na capital, e outras 379 serão transformadas em postos de atendimento bancário.

    "Uma reestruturação como essa mexe com a vida de milhares de trabalhadores e atinge o papel do banco público em auxiliar o desenvolvimento do país", afirma João Fukunaga, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

    Diante desse anúncio, o sindicato pediu uma reunião com o banco hoje.

    A Caixa Econômica Federal também estuda abrir um PDV (Plano de Demissão Voluntária) para 2017, segundo o presidente-executivo da Gilberto Occhi. Por enquanto, o banco não pretende fechar agências.

    ENXUGANDO A MÁQUINA - Estatais elaboram programas para desligamento de funcionários

    CLIENTE SERÁ INFORMADO

    O Banco do Brasil afirma que os clientes que tiverem suas agências fechadas serão informados, por mensagem, ligação ou e-mail, sobre sua nova agência ao longo do ano que vem.

    Os correntistas devem ser transferidos para as agências mais próximas da sua de origem. Cartões e talões de cheque continuarão os mesmos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024