• Mercado

    Monday, 06-May-2024 08:01:43 -03

    Tire dúvidas sobre fechamento de agências no Banco do Brasil

    RICHARD SELESTRINO
    DO AGORA

    24/11/2016 17h00

    Bruno Santos/Folhapress
    Fachada do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, em São Paulo
    Fachada do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, em São Paulo

    O Banco do Brasil começa a transferir os clientes das agências que fecharão a partir de 14 de janeiro de 2017. A previsão é que o processo seja concluído em fevereiro. Segundo o banco, a troca de agência para quem tem conta nas unidades que serão fechadas, incluindo segurados do INSS, será automática e o cliente passará a ser atendido em uma unidade mais próxima da atual.

    Os clientes serão informados pelos caixas eletrônicos e em cartazes nas agências. Nas próximas semanas, quem for atingido com a medida também receberá mensagens no celular e correspondência. Não será necessário ir à agência.

    A instituição também fornece um telefone para tirar as dúvidas sobre o processo. O Banco do Brasil fechará 402 agências no país, mais da metade no Estado de São Paulo, sendo 72 somente na capital. Outras 379 serão transformadas em postos de atendimento. A reestrutura- ção deve ainda resultar no fechamento de 9.300 vagas de emprego.

    A coordenadora do Proteste, Maria Inês Dolci, afirma que o cliente do banco deve acompanhar a troca de agência e verificar o saldo de sua conta. "É importante documentar tudo para se resguardar caso surja algum problema", explica.

    BB e os concorrentes -

    O consumidor também tem o direito de solicitar a troca para uma unidade de sua preferência. "Ele pode pedir que a conta vá para uma agência que ele indique, mas deve observar os saldos e vencimentos de débitos antes", conclui.

    Outro direito é o de pedir ressarcimento caso haja prejuízos com a troca. "Se tiver problemas, como não conseguir acessar a conta, fazer saques, tem que documentar tudo e procurar, primeiro, a ouvidoria do banco", orienta.

    CAIXA

    Depois do Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal estuda cortar 10 mil funcionários e reduzir ou fechar até cem agências em todo o país.

    De acordo com a assessoria de imprensa,obanco está definindo como realizará o projeto que poderá incluir um PDV (Plano de Demissão Voluntária), voltado para qualquer trabalhador em atividade, e outro, o PAI, de aposentadoria incentivada, que já é desenvolvido pelo banco.

    A expectativa é que a reformulação ocorra a partir do ano que vem, de acordo com declaração do presidente-executivo da Caixa, Gilberto Occhi.

    TIRA-DÚVIDAS

    O banco vai enviar carta ou telefonar para informar sobre a alteração?
    O cliente saberá da troca de agência quando acessar sua conta nos caixas eletrônicos, por mensagens no celular, por carta e em cartazes nas agências

    O que acontece com o cliente que recebe um benefício do INSS ou o salário em uma agência que vai fechar?

    O número da conta vai mudar, mas os benefícios do INSS e os salários programados na conta-corrente serão transferidos automaticamente para a nova agência

    As senhas mudarão?
    Não. As senhas de acesso aos caixas eletrônicos, de cartões e de consultas pela internet e pelo celular permanecerão as mesmas

    O que muda para quem tem financiamentos ou empréstimos em uma agência que fechará?
    Tudo o que o cliente tem contratado na agência atual continuará sem alteração

    E para consumidores com dívidas?
    Para cheques depositados e devolvidos, retirada de cartão e saques acima do limite diário, é necessário comparecer à agência da sua conta

    Os demais serviços podem ser feitos em qualquer unidade

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024