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    Balanço parcial aponta mais vendas e menos reclamações na Black Friday

    BRUNO FÁVERO
    DE SÃO PAULO

    25/11/2016 22h04

    Balanços parciais da Black Friday apontam crescimento no volume de vendas e queda no número de reclamações em relação a 2015.
    As mesmas tendências -de crescimento do faturamento e de queda das reclamações- já haviam sido observadas de 2014 para 2015. Para especialistas, o movimento mostram o amadurecimento da data no mercado brasileiro.

    Segundo o site de avaliação de lojas virtuais Ebit, as vendas on-line atingiram R$ 1,1 bilhão até as 14h desta sexta-feira (25). Em 2015, um levantamento de outra consultoria, a ClearSales, registrava vendas de R$ 630 milhões até o mesmo horário.

    Os produtos mais comercializados em 2016 foram smartphones e celulares, que responderam por 25% das vendas, segundo o levantamento do Ebit. Em seguida, vêm televisões, livros, geladeiras e máquinas de lavar roupa.

    A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que o faturamento total da Black Friday deste ano vá girar em torno de R$ 2,1 bilhões, o que representaria um aumento de 18% em relação ao ano passado, já descontada a inflação.

    RECLAMAÇÕES

    O número parcial de reclamações registra queda. De acordo com o site Reclame Aqui, foram recebidas 1.562 queixas contra varejistas até as 16h desta sexta, 17% menos que em 2015.

    Os principais problemas encontrados por consumidores foram propaganda enganosa: (17,6%), mudança de valores durante o processo de compra (12,8%), problemas na finalização da compra (9,4%), desconto muito baixo (6%) e indisponibilidade de produtos (5,7%).

    Já o Procon-SP divulgou que recebeu 436 denúncias até as 19h, mas não informou quanto o número representa em relação ao mesmo período do ano passado.
    Em 2015, durante a Black Friday e o fim de semana subsequente, o órgão registrou 1.184 queixas.

    Nessa parcial de 2016, o principal motivo para as reclamações foi "mudança de preço ao finalizar a compra", com 23,17%. em seguida vêm indisponibilidade de produto ou serviço anunciado (18,81%), maquiagem do desconto (16%), pedidos cancelados sem justificativa (6,19%) indisponibilidade dos sites (2,75%).

    Números consolidados das vendas e das reclamações da Black Friday serão divulgados até segunda-feira (28).

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