• Mercado

    Wednesday, 26-Jun-2024 05:36:12 -03

    Itaú, Bradesco e Skol têm marcas mais valiosas do Brasil, aponta consultoria

    DE SÃO PAULO

    01/12/2016 16h28

    Zanone Fraissat - 12.nov.14/Folhapress
    Lucro do Itaú Unibanco cai 8,9% no terceiro trimestre, para R$ 5,595 bilhões
    Lucro do Itaú Unibanco cai 8,9% no terceiro trimestre, para R$ 5,595 bilhões

    As marcas mais valiosas do Brasil são de bancos e cervejas –encabeçam a lista Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil.

    O resultado faz parte do ranking produzido pela consultoria de marcas Interbrand, com as 25 marcas brasileiras mais valiosas de 2016, divulgado nesta quinta-feira (1).

    As marcas que mais cresceram de 2015 para 2016 foram Havaianas, Renner, Ipiranga, Bradesco e Lojas Americanas.

    Duas novas marcas integram o ranking deste ano, na comparação com 2015: CVC (primeira agência de viagens a fazer parte da lista) e Magazine Luiza (que havia deixado de aparecer entre as maiores no ano passado), ocupando a 22ª e 24ª posição, respectivamente.

    VALOR

    Quinze das 25 marcas apresentam uma variação positiva no comparativo com o ano anterior.

    Delas, sete tiveram um crescimento de dois dígitos em seus valores de marca: Renner e Havaianas, com 17% (a maior variação positiva); Ipiranga, com 16%; a vice-líder do ranking, Bradesco, com 15%; Lojas Americanas, com 14%; Cielo, com 12% e Bohemia, com 10%.

    "Enquanto a economia brasileira encolhe, o valor total das 25 marcas brasileiras mais valiosas cresceu 5,4% este ano. O portfólio, que valia R$ 104 bilhões no ano passado, passou a valer R$ 110 bilhões", disse André Matias, diretor de estratégia da Interbrand, em nota à imprensa.

    Por outro lado, houve quedas expressivas no ranking. A maior delas foi do BTG Pactual (-27%), seguido pela Petrobras (-17%) e por Casas Bahia (-16%).

    METODOLOGIA

    O ranking foi desenvolvido em parceria com a empresa Provokers. Para chegar ao resultado, foi realizada uma pesquisa em todo o Brasil, que reuniu mais de 1.000 entrevistados e 124 marcas.

    Também foram ouvidos gestores de marcas como Itaú, Bradesco, Skol, Havaianas, Renner e Ipiranga.

    LISTA
    Conheça as marcas e a variação em 2016

    1. Itaú (+8%)
    2. Bradesco (+15%)
    3. Skol (+9%)
    4. Brahma (+4%)
    5. Banco do Brasil (+2%)
    6. Natura (+1%)
    7. Antarctica (+3%)
    8. Petrobras (-17%)
    9. Vivo (-8%)
    10. Cielo (+12%)
    11. BTG Pactual (-27%)
    12. Lojas Americanas (+14%)
    13. Renner (+17%)
    14. Ipiranga (+16%)
    15. Casas Bahia (-16%)
    16. Porto Seguro (+2%)
    17. Havaianas (+17%)
    18. Extra (-7%)
    19. Hering (-9%)
    20. Totvs (-1%)
    21. Bohemia (+10%)
    22. CVC –
    23. Rede (-9%)
    24. Magazine Luiza
    25. Localiza (+7%)
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024