• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 01:54:30 -03

    Ericsson eleva previsão de gastos com reestruturação após cortes na Suécia

    DA REUTERS

    08/12/2016 09h40

    Stig-Ake Jonsson/REUTERS
    Ericsson eleva previsão de gastos com reestruturação em 2016
    Ericsson eleva previsão de gastos com reestruturação em 2016

    O grupo sueco de equipamentos de telecomunicações Ericsson informou nesta quinta-feira (8) que os cortes de funcionários no mercado doméstico estão adiantados, o que vem resultando em despesas de reestruturação maiores que o inicialmente previsto para este ano.

    Em outubro, a empresa comunicou que dispensaria cerca de 20% da força de trabalho na Suécia e centenas de consultores, em um esforço para lidar com a retração do mercado e a concorrência da chinesa Huawei e da finlandesa Nokia.

    Circulam especulações entre analistas e funcionários na Ericsson sobre se a empresa pode ter que implementar novos cortes para lidar com as condições ainda difíceis de mercado.

    Nesta quinta-feira, a companhia sueca informou que as despesas com reestruturações neste ano devem ficar entre 5,5 bilhões e 6,5 bilhões de coroas suecas (US$ 606 milhões a US$ 717 milhões), acima da faixa de 4 bilhões a 5 bilhões prevista inicialmente.

    "Os custos de reestruturação para 2017 devem diminuir de algum modo, como consequência da implementação mais rápida da redução das atividades na Suécia", esclareceu a empresa.

    Uma estimativa precisa será anunciada em janeiro.

    A Ericsson informou que 1.600 funcionários se demitiram voluntariamente, como parte do plano de fechar 3.000 vagas em produção, pesquisa, desenvolvimento e vendas na Suécia e 900 posições de consultoria. Com isso, cortes adicionais não estão planejados.

    Fundada em 1876 como uma fabricante de equipamentos de telégrafo, a Ericsson é uma das maiores empregadoras na Suécia, com um quadro global de 115 mil funcionários em 180 países.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024