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    Receita da indústria para inovação cai a menor patamar registrado pelo IBGE

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    09/12/2016 10h00

    A indústria brasileira registrou o menor volume de investimentos em inovação em relação a suas vendas desde que o indicador começou a ser mapeado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2000.

    Em 2014 —último ano de referência para a Pintec, pesquisa sobre inovação no país divulgada nesta sexta-feira (9)—, as indústrias dedicaram 2,12% de suas receitas líquidas (descontando impostos sobre as vendas) à inovação.

    O número indica uma queda de 10,17% em relação a 2011 (dado anterior), quando o percentual era de 2,36%.

    Outra queda, ainda mais acentuada (55%), ocorreu no segmento de eletricidade e gás, em que a relação entre receita e investimentos caiu de 1,28% em 2011 para 0,57% em 2014.

    Inovação no Brasil - Percentual da receita líquida investido

    Alessandro Pinheiro, gerente do IBGE responsável pela pesquisa, diz que os resultados apontam para um menor esforço de inovação na indústria nacional e uma perda de qualidade no processo, como consequência.

    "Esse é um indicador muito sensível à conjuntura econômica, que já trazia dificuldades desde a crise de 2008. Sua queda mostra uma deterioração de qualidade na inovação."

    Para a maioria das empresas da indústria que desenvolveram novos produtos ou processos entre 2012 e 2014, o obstáculo mais importante para a inovação é o custo que ela traz —86% delas atribuem relevância alta ou média a essa questão.

    Foram citados ainda como desafios os riscos da inovação (81,2%) e a escassez de fontes de financiamento (68,8%).

    SETORES

    A queda na fatia da receita dedicada a investimentos na indústria e no segmento de eletricidade e gás não foi acompanhada pelo restante da economia, que se manteve praticamente estável –foi de 2,54% em 2011 para 2,56% em 2014.

    O esforço de inovação foi puxado pelo setor de serviços, no qual as empresas dedicaram 7,81% de suas receitas para o desenvolvimento de produtos, contra 4,96% em 2011.

    Dentro do setor, destaca-se o segmento de telecomunicações, que acelerou seus investimentos para a implementação das tecnologias de telefonia 3G e 4G, diz Pinheiro.

    Ele aponta que, em 2014, 40% das empresas que realizaram inovação contaram com algum apoio do setor público para o processo, enquanto em 2011 haviam sido 34,2%.

    Com a piora do quadro econômico e fiscal brasileiro, a tendência é que esse percentual caia, impactando negativamente o cenário da inovação no país.

    EMPRESAS INOVADORAS

    Se, por um lado, o esforço de inovação em relação às vendas diminuiu, a pesquisa mostrou leve recuperação no percentual das companhias que estão buscando criar novos produtos e processos.

    Entre 2014 e 2011, 36% das empresas brasileiras com 10 ou mais funcionários trabalharam em algum projeto de inovação, enquanto entre 2009 e 2011 foram 35,7%.

    Já entre 2006 e 2008 a taxa havia sido de 38,61%.

    Inovação no Brasil - Percentual de empresas que inovaram

    Levando em conta dados da Eurostat (organização estatística da Comissão Europeia) referentes ao período entre 2010 e 2012, a participação de negócios inovadores no Brasil, em relação ao total de negócios, fica abaixo da encontrada em países como Alemanha (66,9%), Irlanda (58,7%) e Itália (56,1%).

    Ela se aproxima da encontrada na Croácia (37,9%) e fica um pouco acima dos índices de Eslováquia (34%) e Espanha (33,6%).

    MODALIDADE

    A maior parte da inovação no mercado brasileiro está baseada em melhoria de processos e assimilação de tecnologias já disponíveis no mercado.

    Quando solicitadas a indicar seu principal produto e/ou processo desenvolvido e sua importância, apenas 595 empresas afirmaram que ele era novo no mercado mundial.

    Por outro lado, pouco menos de 5.100 indicaram desenvolver produto novo no Brasil, e outras 10,2 mil se dedicavam a itens já disponíveis no país.

    A pesquisa avaliou um universo de 132,5 mil empresas com 10 pessoas ou mais.

    Inovação no Brasil - Grau de inovação no principal projeto da empresa em 2014

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