• Mercado

    Saturday, 18-May-2024 14:26:03 -03

    Produção da Petrobras até novembro fica pouco abaixo da meta para 2016

    DA REUTERS

    15/12/2016 12h26

    A Petrobras produziu no acumulado do ano até novembro 2,129 milhões de barris de petróleo por dia em média no Brasil, número praticamente estável ante a média de 2015 e pouco abaixo da meta traçada para o ano, de 2,145 milhões de barris de petróleo por dia, informou a petroleira em nota nesta quinta-feira (15).

    Em novembro, a produção média de petróleo no país foi de 2,23 milhões de barris de petróleo por dia, alta de 2% em relação a outubro e avanço de 7,7% ante o mesmo mês de 2015.

    Para o desempenho, a Petrobras destacou uma melhora operacional de unidades instaladas no Parque das Baleias, na parcela capixaba da Bacia de Campos, e da plataforma do tipo FPSO Cidade Saquarema, instalada no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.

    "Outro fator positivo foi o início de operação de um novo poço conectado ao FPSO Cidade Maricá, também em Lula", disse a empresa em seu comunicado.

    A produção total de petróleo e gás natural, em novembro, foi de 2,86 milhões de barris de óleo equivalente por dia, sendo 2,74 milhões barris de óleo equivalente por dia produzidos no Brasil e 120 mil barris de óleo equivalente por dia no exterior.

    Ainda conforme o documento, a produção operada pela companhia (incluindo a de parceiros) na camada pré-sal alcançou em novembro a marca de 1 bilhão de barris de petróleo no acumulado dos seis anos desde a primeira produção comercial, um desempenho "ímpar na história mundial da produção offshore de petróleo".

    Comparando com outras importantes áreas petrolíferas do mundo, na porção americana do Golfo do México, esse patamar foi atingido 14 anos após o início da produção comercial e, no Mar do Norte, em oito anos. No Brasil, esse mesmo patamar só foi atingido na Bacia de Campos depois de 15 anos de produção comercial, segundo a Petrobras.

    GÁS NATURAL

    A produção de gás natural da Petrobras no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 80,5 milhões de metros cúbicos por dia, alta de 3,8% ante o mês anterior, devido ao melhor desempenho operacional das plataformas, além do retorno à operação do FPSO Cidade de Santos, após parada programada.

    A produção média de gás natural no exterior, excluído o volume liquefeito, foi de 9,1 milhões metros cúbicos por dia, queda de 5,3% ante o mês anterior, devido, principalmente, à parada para manutenção na plataforma de Hadrian South/Lucius.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024