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    Santander aposta em milhas para tirar do Itaú clientes do Citibank

    TÁSSIA KASTNER
    DE SÃO PAULO

    22/12/2016 02h00

    O Santander perdeu para o Itaú a disputa pela operação de varejo do Citibank no Brasil, mas deu um drible no concorrente ao fechar parceria com o programa de benefícios da American Airlines. A Folha apurou que o banco espanhol passará a emitir cartões vinculados à companhia aérea a partir de março.

    Considerado um dos programas de benefícios mais vantajosos do mercado, o AAdvantage tem clientes fiéis e dispostos a pagar pela anuidade do cartão do Citi (R$ 450 no platinum). O motivo é que as milhas não expiram se o usuário acumular novos pontos ou resgatá-los a cada 18 meses.

    Além disso, esses consumidores têm maior poder aquisitivo e oferecem menor risco de calote durante a crise.

    São 650 mil membros do AAdvantage no Brasil, mas nem todos têm ligação com o Citi. A Folha apurou que a expectativa é que o programa tenha 1 milhão de associados no país, sendo que o Santander espera vender cartões para até 70% deles.

    Carlos Garcia Rawlins/Reuters
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    Avião da American Airlines em aeroporto de Havana, em Cuba

    O processo não será simples, no entanto. O banco espanhol terá acesso aos dados da American Airlines, mas não às informações dos detentores dos cartões –essas pertencerão ao Itaú.

    Em setembro, a instituição comandada por Roberto Setubal pagou R$ 750 milhões pelo braço de varejo do Citi, desbancando o Santander. A aquisição ainda precisa do aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e do Banco Central.

    Quando os clientes do Citi forem incorporados pelo Itaú, o cartão perderá o vínculo com o programa da American Airlines. Portanto, os novos gastos não servirão para acumular milhas, mas os pontos existentes continuarão disponíveis. Se quiserem juntar pontos com o AAdvantage, os usuários precisarão voar pela companhia ou migrar para o Santander.

    "Não sei até que ponto a relação do cliente com a American Airlines faria ele mudar de banco para manter o programa", diz Boanerges Ramos Freire, sócio da consultoria Boanerges e Cia.

    Para ele, o mais provável é que o Itaú faça uma contraoferta para manter o cliente.

    Procurados, Santander e Itaú não comentaram a operação. O Citi disse que os benefícios atuais do cartão estão mantidos.

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