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    Yahoo! mudará nome para Altaba e Marissa Meyer deixará conselho

    MICHAEL J. DE LA MERCED
    DO "NEW YORK TIMES", EM SAN FRANCISCO

    10/01/2017 09h52 - Atualizado às 13h31

    Elijah Nouvelage/Reuters
    Marissa Mayer deixará conselho do Yahoo!, que mudará de nome para Altaba
    Marissa Mayer deixará conselho do Yahoo!, que mudará de nome para Altaba

    O destino da venda das operações de internet do Yahoo! à Verizon Communications por US$ 4,8 bilhões pode ser incerto. Mas caso a transação siga adiante, o Yahoo! já tem planos para a porção restante da empresa.

    Em documentos submetidos às autoridades financeiras nesta segunda-feira (9), a empresa informou que quando o negócio fosse concluído mudaria seu nome para Altaba.

    Além disso, mais de metade dos atuais membros de seu conselho —entre os quais a presidente-executiva Marissa Mayer— renunciariam aos seus postos.

    Por que Altaba? Trata-se essencialmente de um jogo de palavras com o maior ativo que restará à empresa se e quando a transação com a Verizon for concluída: sua participação de 15% na gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba. A Altaba também deteria participação de 35,5% no Yahoo! Japan. Um porta-voz do Yahoo! se recusou a comentar.

    Ainda assim, Altaba é certamente um nome incomum - e parece muito semelhante a Al-Taba, ao que se sabe o nome de uma fábrica de tesouras no Paquistão.

    O Yahoo! informou na documentação submetida às autoridades que os conselheiros que permaneceriam depois da mudança de nome seriam Jeffrey Smith, investidor ativista que ajudou a forçar mudanças na empresa; Tor Braham e Catherine Friedman, dois antigos executivos de bancos de investimento; Eric Brandt, antigo vice-presidente de finanças da fabricante de chips Broadcom; e Thomas McInerney, antigo vice-presidente de finanças do grupo de mídia online IAC.

    Entre os conselheiros que deixarão seus postos estão Mayer; o presidente do conselho do Yahoo!, Maynard Webb; e David Filo, um dos fundadores da empresa. Webb se tornaria presidente emérito do conselho da nova Altaba.

    É claro que todas essas mudanças dependem de o Yahoo! conseguir efetivar a venda de suas operações primárias de internet à Verizon, dados os dois episódios de ataques de hackers à empresa, o segundo dos quais resultou no roubo de dados sobre mais de um bilhão de contas de usuários.

    Os executivos da Verizon declararam publicamente que estão estudando suas opções, que incluem a possibilidade de pagar menos que os US$ 4,8 bilhões acordados. Marni Walden, presidente de inovação de produtos e novos negócios na Verizon, disse na semana passada, sobre o destino da transação, que "não posso ficar aqui sentada e afirmar com confiança o que acontecerá, de um modo ou de outro, porque ainda não sabemos".

    Mas Tim Armstrong, presidente-executivo da AOL, também controlada pela Verizon, disse à CNBC que estava otimista.

    "Continuo a ter esperanças de que o negócio seja levado adiante, e creio que enquanto isso teremos de esperar para ver os resultados das investigações no Yahoo!", ele disse.

    E EU COM ISSO?

    A marca Yahoo! deve continuar a existir se a negociação com a Verizon for confirmada.

    Isso quer dizer que os e-mails e os serviços de busca e de notícia vão manter o nome "Yahoo!", apesar de serem integrados à AOL, que pertence à Verizon.

    O acordo envolve o negócio de internet do Yahoo!. O restante dos negócios, que inclui participações no gigante do comércio eletrônico Alibaba e no Yahoo! Japan, ficará numa empresa que se chamará Altaba.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

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