• Mercado

    Monday, 06-May-2024 08:59:01 -03

    Rússia diz que reduziu produção de petróleo em 100 mil barris diários

    DA AFP

    21/01/2017 13h53

    A Rússia já reduziu sua produção de petróleo em 100 mil barris diários, segundo afirmou neste sábado (21) o ministro de Energia, Alexandre Novak, em Viena (Áustria).

    Novak participa de um comitê de acompanhamento dos acordos de redução da oferta da commodity firmados pela Opep (Organização dos Países Exportadores) com membros e não membros do cartel. A Rússia não faz parte da Opep.

    "Atualmente temos reduzido [a produção] em cerca de 100 mil barris diários", disse Novak, segundo a agência Ria Novosti.

    "Fazemos o possível para participar da implementação do acordo firmado em dezembro pela Opep e pelos grandes exportadores que não integram o cartel", acrescentou.

    A Opep firmou acordo com 11 países produtores não membros para redução da oferta de petróleo para fazer subir os preços da commodity.

    A economia russa depende do petróleo e tem sofrido com a queda das cotações desde meados de 2014. O país deve reduzir sua produção em até 300 mil barris diários em relação ao nível recorde obtido no fim de 2016, que foi de mais de 11 milhões de barris diários.

    O governo russo não especificou o calendário para a aplicação da íntegra do acordo, mas a previsão é de que ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024