• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 21:37:03 -03

    Corretora XP mantém plano de entrar na Bolsa após ataque de hackers

    RENATA AGOSTINI
    DE SÃO PAULO

    25/01/2017 02h00

    Joel Silva / Folhapress
    ORG XMIT: 341101_1.tif SAO PAULO,SP,BRASIL, 17:00Hs. Opreadores da XP Investimentos, acompanham fechamneto da bolsa de valores a cinco horas da tarde, na Av BrIg. Faria Lima, zona Oeste de Sao Paulo. A bolsa de Sao Paulo, BOVESPA fechou em queda de menos 3% hoje.. ( Foto Joel Silva/Folhapress ***EXCLUSIVO FOLHA*** DINHEIRO****
    Operadores da corretora XP Investimentos acompanham fechamento da Bolsa

    A XP Investimentos considera o roubo de dados de 29 mil clientes como um episódio isolado e já sob controle e pretende manter o planos de abrir capital na Bolsa.

    Desde a noite de segunda-feira (24), quando surgiram as notícias das ações por parte de hackers, Guilherme Benchimol, fundador da corretora, empenha-se em tranquilizar investidores.

    O discurso, reforçado pela equipe da XP, é que o dinheiro aplicado na corretora está protegido e que nenhum dado sensível –como senhas e movimentações financeiras– foi roubado, mas informações como nome, CPF e endereço, o que pode ser conseguido em outras bases de dados.

    Uma das maiores corretoras do país, com cerca de 200 mil clientes, a XP prepara-se desde o ano passado para lançar ações na Bolsa.

    Os recursos levantados com a operação devem ser usados na expansão da companhia, que tem o fundo americano General Atlantic como sócio e quer aumentar sua presença no exterior.

    SEGREDO

    Não é possível saber ainda o impacto da falha de segurança nos negócios da corretora. Um executivo da XP afirmou à Folha que alguns clientes pediram para retirar seu dinheiro, mas o número foi muito pequeno.

    A empresa, contudo, não informou o número exato de contas que foram encerradas.

    O ataque dos hackers ocorreu em 2013 e 2014. Em dezembro do ano passado, os criminosos começaram a tentar extorquir dinheiro dos sócios. Eles pediram R$ 22,5 milhões "convertidos em bitcoins" –moeda virtual e que é mais difícil de ser rastreada. A XP afirma que não pagou.

    Apesar disso, os clientes só souberam da extensão do vazamento na segunda-feira (23).

    No dia 16 de janeiro, a corretora chegou a enviar um comunicado após alguns dos 29 mil clientes que tiveram seus dados roubados receberem e-mails dos próprios hackers, relatando o ocorrido.

    O texto da XP, contudo, foi genérico. Nele, a empresa afirmou que "tomou conhecimento que circula na internet um e-mail fraudulento sobre um suposto vazamento de dados cadastrais de nossos clientes", fruto de "uma ação criminosa".

    Na ocasião, a corretora orientou os clientes a não responderem o e-mail ou acessarem links enviados.

    O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

    *

    COMO PROTEGER SUA CONTA

    Computadores seguros

    O investidor deve evitar usar computadores públicos e sempre verificar se seu dispositivo móvel está seguro

    Links em e-mails

    A recomendação é digitar o endereço do site diretamente no navegador. Não se deve clicar em links recebidos em e-mails ou usar sites de buscas para localizar a página da corretora. Uma dica é sempre confirmar se o endereço do home broker começa com https, pois significa que o site possui certificado de segurança

    Mudar a senha

    Troque sua senha com frequência, pelo menos a cada seis meses. Evite usar uma chave de fácil identificação, como data de nascimento ou sequências de números, e procure usar diferentes tipos de caractere

    Segurança adicional

    Vale também saber se a corretora oferece outras formas de aumentar a verificação de segurança, como envio de senhas de acesso ao celular

    Sigilo

    As corretoras não pedem dados de segurança por e-mail. Não forneça informações sobre a senha em ligações ou por e-mail

    Verifique a conta

    Periodicamente confira o extrato da sua conta. Assim é possível identificar eventuais movimentações inconsistentes em seu perfil

    Antivírus

    Mantenha o pacote de segurança atualizado e com proteção também contra programas maliciosos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024