• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 19:33:27 -03

    Órgão do Cade não aprova fusão entre Kroton e Estácio; caso irá para tribunal

    RENATA AGOSTINI
    DE SÃO PAULO

    03/02/2017 18h10 - Atualizado às 18h39

    Ricardo Moraes/Reuters
    Entidades criticam cisão de ensino à distância em fusão de Kroton e Estácio
    Fusão entre Kroton e Estácio, líder e vicelider do mercado, criará gigante universitária no país

    A Superintendência-geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) identificou problemas na fusão entre Kroton e Estácio e decidiu não aprovar a operação da forma como ela foi apresentada.

    O caso agora será apreciado pelos conselheiros do tribunal, que avaliarão as soluções oferecidas pelas empresas, e decidirão se o plano de união poderá seguir adiante.

    A superintendência tem o poder de aprovar casos de fusão e aquisição diretamente. Mas, quando qualquer problema é identificado, o caso é remetido à analise do colegiado, que pode aprová-lo ou não.

    A decisão, contudo, é um ligeiro revés para as companhias, que chegaram a apresentar um plano para viabilizar a fusão.

    De acordo com o parecer a superintendência, a união faria com que a nova empresa tivesse participação de mercado elevada ou monopólio em diversos mercados e os efeitos seriam sentidos em todo o país.

    A análise da operação indicou sobreposição na oferta em cursos de graduação e pós-graduação presenciais e à distância, além de cursos preparatórios presenciais e on-line para a prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

    Para os técnicos, poderia haver impacto nos preços das mensalidades cobradas, redução de incentivos à diversificação, melhoria da qualidade e da inovação no ensino superior.

    PROPOSTA

    Para afastar restrições à operação, a Kroton e a Estácio elaboraram um plano e apresentaram ao governo e ao Cade.

    Ela incluía a venda de operações de ensino a distância e de uma instituição em Santa Catarina, avaliadas em R$ 1 bilhão.

    A ideia era vender a UniSEB, instituição de EaD da Estácio com mais de 30 mil alunos e o Centro Universitário Estácio de Santa Catarina, que tem cursos presenciais e a distância.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024