• Mercado

    Friday, 19-Apr-2024 10:45:05 -03

    Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista

    DO "FINANCIAL TIMES"

    07/02/2017 02h00

    Divulgação
    O Lake Hawea Lake Hawea Station, uma propriedade de 4.605 hectares em Central Otago, Nova Zelândia
    O Lake Hawea Station, uma propriedade de 4.605 hectares em Central Otago, Nova Zelândia

    As vistas são deslumbrantes: cervos selvagens circulam pela área e uma floresta oferece lenha suficiente para aquecer qualquer bilionário que se respeite mesmo no pior inverno nuclear.

    A Lake Hawea Station, uma propriedade de 4.605 hectares na região de Central Otago, é uma das propriedades autossuficientes que vêm surgindo em número crescente na Nova Zelândia.

    Elas são normalmente vendidas a compradores internacionais e, de acordo com alguns comentaristas, se tornaram a nova mania entre os megarricos do planeta que estejam em busca de proteção contra o futuro colapso do sistema capitalista.

    "Cerca de 40% de nossos clientes são norte-americanos -eles querem privacidade, segurança e uma bela paisagem rural", disse o corretor Matt Finnigan. "Imóveis sustentáveis em geral oferecem fontes próprias de água e energia e a capacidade de cultivar alimentos", ele diz.

    A chegada de imigrantes ricos ao país ganhou destaque na semana passada com a notícia de que Peter Thiel, cofundador do PayPal, estava entre os 92 candidatos a quem foi secretamente concedida a nacionalidade neozelandesa, contornando os trâmites regulares.

    Mario Anzuoni/Reuters
    O cofundador do PayPal, Peter Thiel, discursa na Convenção Republicana em Cleveland nesta quinta
    O cofundador do PayPal, Peter Thiel, discursa na Convenção Republicana em Cleveland em 2016

    Pouco antes, um artigo publicado pela revista "New Yorker" identificou a Nova Zelândia como destino preferencial para os ricos que querem sobreviver caso a crescente desigualdade venha a provocar uma revolta popular.

    "Dizer que você está comprando uma casa na Nova Zelândia é uma daquelas coisas subentendidas", disse à revista Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn.

    Além de Thiel, a lista de americanos ricos que têm imóveis na Nova Zelândia inclui o cineasta James Cameron, o guru dos fundos de hedge Julian Robertson. Diversos russos ricos também têm imóveis no país.

    O país de 4,3 milhões de habitantes está desfrutando de um boom de imigração e investimento estrangeiro. O governo do país aprovou a aquisição de 466 mil hectares de terras por estrangeiros em 2016, quase 60% mais do que no ano anterior. A entrada líquida de imigrantes também atingiu o recorde de 70,6 mil pessoas no ano passado.

    Há sinais de que o interesse dos norte-americanos pela Nova Zelândia continua alto. Na semana posterior à vitória de Donald Trump, o serviço de imigração da Nova Zelândia reportou que 13 mil cidadãos dos EUA haviam expressado interesse em trabalhar ou estudar no país -cerca de 17 vezes mais pedidos que em uma semana típica.

    Mas muitos neozelandeses rejeitam a ideia de que os ricos estejam acorrendo ao país para se proteger contra desastres em seus países.

    "Com voos diretos, a proximidade do país com relação à costa oeste dos Estados Unidos o torna atraente para os norte-americanos", diz Justin Murray, fundador do Murray & Co., um banco de investimento neozelandês.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024