• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 16:16:54 -03

    Em Atenas, Alexis Tsipras se diz confiante na retomada da economia

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    11/02/2017 13h12

    Angelos Tzortzinis/AFP
    Greek Prime Minister Alexis Tsipras speaks during a meeting of his Syriza party in Athens on February 11, 2017. Greek Prime Minister Alexis Tsipras on February 11, 2017 warned the International Monetary Fund and German Finance Minister Wolfgang Schaeuble to "stop playing with fire" in the handling of his country's debt. / AFP PHOTO / Angelos Tzortzinis
    O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, discursa durante encontro do partido Syriza

    O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras afirmou neste sábado (11) acreditar que a retomada do resgate será concluída positivamente, mas repetiu que Atenas não aceitará exigências "ilógicas" por parte de seus credores.

    Ele alertou ambos os lados a serem "mais cuidadosos em relação ao país que tem sido saqueado e ao povo que fez, e continua a fazer, muitos sacrifícios em nome da Europa".

    A Grécia e seus credores internacionais fizerem progresso nesta sexta (10) ao reduzir as diferenças sobre o caminho fiscal dos próximos anos, e sinalizaram um acordo que poderá garantir novos empréstimos e salvar o país da inadimplência.

    Tsipras subiu o tom contra o FMI (Fundo Monetário Internacional) e Wolfgang Schäuble, ministro de Finanças da Alemanha, sobre o bloqueio e a dívida grega, mas mostrou-se otimista quanto ao futuro econômico da Grécia.

    "(A retomada) será completa, e será completa positivamente, sem concessões em questão de princípios", disse Tsipras em reunião de seu partido Syriza.

    Mesmo assim o primeiro-ministro mandou um recado ao órgão internacional. "Esperamos que o FMI revise o quanto antes suas previsões, para que as discussões possam continuar em nível técnico", afirmou.

    Dirigindo-se a Angela Merkel, Tsipras pediu que a premiê "fale com seu ministro de Finanças e ponha um fim a agressividade permanente", sobre a Grécia.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024