• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 04:30:53 -03

    ANÁLISE

    Presença em emergentes torna Unilever atraente para Kraft Heinz

    DO "FINANCIAL TIMES"

    18/02/2017 02h00

    A oferta de US$ 143 bilhões apresentada pela Kraft Heinz para a Unileve faz sentido estrategicamente para a empresa com sede nos EUA.

    Grande parte dos lucros da Kraft Heinz é gerada principalmente nos Estados Unidos, enquanto a Unilever é mais forte nos mercados de países emergentes.

    A companhia europeia também está posicionada no mercado de produtos pessoais, em que as margens costumam ser maiores. E ambas as empresas têm enfrentado dificuldades para aumentar suas vendas recentemente.

    Qualquer negócio desse tamanho provavelmente vai enfrentar uma forte oposição política, assim como sofreram as ofertas fracassadas pela Cadbury (que foi alvo da Kraft em 2010, antes mesmo de a empresa ter sido comprada pela Heinz), e pela AstraZeneca (que recebeu oferta da Pfizer quatro anos depois).

    Sem dúvida a Kraft Heinz vai ter um impacto na popularidade do megainvestidor Warren Buffett, 85, que ganhou ares de herói nos últimos anos com promessas como a feita antes da eleição americana de 2016 de fazer o que fosse necessário para impedir a vitória de Donald Trump à Presidência.

    MENOS CUSTOS

    Mas a lógica do acordo reside no corte de custos. A Kraft precisaria cortar mais de US$ 3 bilhões dos custos anuais da Unilever para cobrir o prêmio oferecido (diferença entre a proposta e o preço da ação da Unilever antes do anúncio, na quinta-feira, 16) e ainda elevar o lucro.

    Pelos termos atuais, ela só precisaria levar a margem operacional da Unilever para metade da sua atualmente para o negócio se pagar.

    Com a recusa da Unilever, a Kraft Heinz vai ter de elevar a oferta e dois fatores apontam para isso: o poder de fogo de Buffett e do fundo 3G Capital e o próprio passado recente da companhia. Desde 2013, as margens da Kraft Heinz dobraram, alimentadas pelo cortes de custos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024