• Mercado

    Friday, 03-May-2024 15:16:15 -03

    Caixa derruba liminar que dificultava abertura de agências neste sábado

    DE SÃO PAULO

    18/02/2017 11h12

    Samuel Costa/Folhapress
    SÃO PAULO, SP, BRASIL, 26-05-2015:Agencia da Caixa Economica federal, situada na rua Palmeiras, n238. (Foto: Samuel Costa/Folhapress REVISTA SP) ***EXCLUSIVO FOLHA****
    Agência da Caixa Econômica Federal em São Paulo

    A Caixa informou que a decisão liminar (provisória) que impedia o banco de obrigar funcionários a trabalhar aos sábados foi derrubada, e que 1.800 agências estão abertas neste sábado para tirar dúvidas sobre o saque das contas inativas do FGTS.

    Consulte aqui as agências que abrem neste sábado, até as 15h.

    As retiradas começam em março e seguem até julho.

    Calendário - Datas para saques das contas inativas do FGTS

    Segundo representante dos trabalhadores da Caixa, o sábado é um dia de descanso remunerado. Para a abertura de agências nesse dia, o banco precisaria negociar com o sindicato ou ter autorização do Ministério do Trabalho.

    A liminar da juíza Ana Carolina Nogueira da Silva impedia a Caixa de obrigar funcionários a trabalhar no sábado. O texto dizia, ainda, que a abertura das agências fora do horário normal é permitida em casos de "necessidade imperiosa", o que não ocorre com a liberação do FGTS das contas inativas, diz.

    SAQUE DO FGTS
    Saiba como ter o dinheiro do fundo

    Em nota, a Caixa diz que a liminar foi derrubada, mas que ela impedia a abertura das agências, mas apenas restringia o banco a obrigar os empregados a trabalharem no sábado.

    A Caixa deverá abrir agências aos sábados em março, maio, junho e julho, sempre no primeiro final de semana após a liberação de novos recursos das contas inativas do FGTS. O objetivo é diluir o fluxo das agências.

    Segundo o banco público, 30 milhões de pessoas terão direito a sacar dinheiro que estava preso no FGTS. São contas inativas aquelas de trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024