• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 16:34:19 -03

    Faturamento de lojista na Bahia volta a crescer com safra melhor

    MAURO ZAFALON
    COLUNISTA DA FOLHA

    19/02/2017 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Silos à frente da BR-242 em Luís Eduardo Magalhães, cidade agrícola no oeste da Bahia
    Silos à frente da BR-242 em Luís Eduardo Magalhães, cidade agrícola no oeste da Bahia

    Na virada do século, o comerciante Paulo Dantas trocou o noroeste do Paraná pelo oeste da Bahia. Seus negócios aumentaram, e a cadeia de lojas, a Dantas Eletro, se expandiu por várias cidades.

    Tudo ia bem. Há dois anos, quando a situação agrícola da região se complicou, devido a pragas e seca, a rede também sentiu os efeitos.

    "A gente sofre com a agricultura, com a pecuária e com a agricultura familiar. Quando essas atividades não vão bem, interferem na nossa."

    Foi o que ocorreu no ano passado, quando houve "uma tempestade perfeita", vinda não só da queda da produção agrícola como da recessão. As vendas caíram 30%, a inadimplência aumentou e o empresário teve de fazer uma reestruturação.

    Das 21 lojas, restam 11, e o quadro de funcionários foi reduzido de 420, em janeiro de 2016, para 140 neste ano.

    "A decisão foi dura e drástica", diz, mas há luz no fim do túnel. "Por aqui, chuva é sinal de dinheiro rondando pelo comércio." Com as perspectivas da melhora da safra, a receita de janeiro subiu 20% ante o mesmo mês de 2016.

    VOLTA AO RITMO

    A agricultura retoma seu curso normal neste ano na região oeste da Bahia, segundo Humberto Santa Cruz. Como produtor, ele sentiu os efeitos da seca nas lavouras no ano passado. Já como prefeito de Luís Eduardo Magalhães, cargo que deixou neste ano, viveu os reflexos trazidos pela queda de produção agrícola nas atividades da cidade.

    Movida pela agricultura e pela pecuária, LEM -como é chamada- é uma das cidades que mais crescem no país. A agricultura permitiu que a cidade avançasse tecnologicamente nos últimos anos. É uma das poucas do país a ter um sistema 4G próprio.

    Em março, LEM fará 17 anos de emancipação, mas já conta com 90 mil habitantes.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024