• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 02:41:14 -03

    o brasil que dá certo - tecnologia

    Análise

    Cidades têm de refletir mudança tecnológica

    CAIO VASSÃO
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    23/02/2017 02h00

    Herman Tacasey
    Obra do artista Herman Tacasey feita com placa-mãe e componentes de computador
    Obra do artista Herman Tacasey feita com placa-mãe e componentes de computador

    O que é uma cidade inteligente? Seria um grande mecanismo com foco na produtividade, que facilita e controla a vida dos cidadãos, ou um ambiente onde será inventada uma nova política, pautada pela participação maciça da população?

    Segundo a antropologia, o termo "cidade inteligente" é um pleonasmo: toda comunidade é fruto da articulação da inteligência coletiva. Mas o que é inteligência? Nos produtos eletrônicos que compramos diariamente, inteligência é pouco mais que um slogan vazio, e corremos o risco de aplicar essa mesma lógica comercial para a gestão das cidades.

    TECNOLOGIA NACIONAL
    Inteligência artificial renova a rotina e busca soluções para as cidades
    Obra do artista Herman Tacasey feita com placa-mãe e componentes de computador

    É preciso construir uma visão politicamente legítima, socialmente consequente e tecnologicamente viável para o futuro das cidades -alvo do Grupo de Estudos em Cidades Inteligentes na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

    Trata-se de um grande desafio frente aos métodos urbanísticos tradicionais, já que a popularização da tecnologia digital promoveu o surgimento de "comunidades translocais" (que conecta cidades diferentes); hábitos digitais de mobilidade urbana; a "macrometrópole", ainda maior e mais complexa do que as regiões metropolitanas tradicionais; o trabalho móvel e remoto, que está substituindo o trabalho fixo e em horário comercial e promove o rápido rearranjo do espaço urbano. Ainda, por meio do celular, cada cidadão gera um fluxo incessante de dados altamente relevantes para a gestão pública.

    O aspecto crucial dessa inundação do meio urbano pela tecnologia digital é que a cidade passa a operar em rede, como um "sistema distribuído" (que não tem centros de comando, regiões centrais de maior importância).
    O planejamento urbano pode ser feito em rede, tendo em primeiro plano a coletividade: um urbanismo colaborativo que constrói uma cidade com base no que faz sentido para as comunidades.

    A cidade inteligente só fará sentido se for sustentada pela inteligência de cada cidadão, pelas trocas e convívios que fazem valer a pena viver nas cidades. Essa nova interação social se faz cara a cara e também por meio do celular e do e-mail, e as cidades precisam refletir essa mudança tecnológica.

    A inteligência urbana está presente em iniciativas como o LabRio, o Instituto A Cidade Precisa de Você, a Rede FabLab Livre SP, o Programa Agente Comunitário de Cultura, da Prefeitura de São Paulo, espaços maker, hackerspaces e eventos como a Campus Party.

    Essas são ações fundamentais para ativar e sustentar o chamado ecossistema de inovação, onde surgem ideias e propostas compartilhados pelos cidadãos, promovendo ações que fazem a cidade mais habitável por meio da tecnologia.

    Assim, em sua melhor expressão, a cidade inteligente só pode ser construída a partir das comunidades que hoje se articulam por meio das redes sociais, da telecomunicação barata e popularizada: uma cidade que é feita por todos e para todos.

    CAIO VASSÃO é arquiteto, urbanista e pesquisador do Grupo de Estudos em Cidades Inteligentes na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024