• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 00:34:31 -03

    Peugeot compra Opel da GM e se torna 2ª maior montadora da Europa

    DA REUTERS

    06/03/2017 14h33

    Ralph Orlowski - 14.fev.2017/Reuters
    A Peugeot car is seen parked outside the Opel headquarters in Ruesselsheim, Germany February 14, 2017. REUTERS/Ralph Orlowski ORG XMIT: ROR405
    Carro da Peugeot em frente a um prédio da Opel, na Alemanha

    O grupo PSA, fabricante de veículos Peugeot e Citroën, acertou a compra da Opel da General Motors em um acordo que avalia a montadora em € 2,2 bilhões, anunciaram as companhias nesta segunda-feira (6).

    O acordo cria uma gigante regional que desafiará a líder de mercado Volkswagen.

    A PSA afirmou que vai recuperar os negócios da Opel e da marca britânica Vauxhall e definiu meta de margem operacional de 2% dentro de três anos e de 6% até 2026. O plano envolve € 1,7 bilhão em cortes de custos conjuntos.

    As ações da PSA subiam cerca de 3% depois que o presidente-executivo, Carlos Tavares, afirmou que o braço europeu da GM poderá ter os negócios recuperados usando as lições aprendidas na própria melhora dos negócios do grupo francês.

    "Estamos confiantes que a recuperação da Opel-Vauxhall será significativamente acelerada com nosso apoio", afirmou Tavares.

    Com a compra da Opel, a PSA supera a Renault ao se tornar a segunda maior fabricante de veículos da Europa em vendas, com uma participação de mercado de 16%. A Volkswagen tem 24%.

    A GM vai receber € 1,32 bilhão pelos negócios industriais da Opel, dos quais € 650 milhões em dinheiro e € 670 milhões em garantias de ações da PSA.

    Um adicional de € 900 milhões será pago pela PSA e pelo BNP Paribas pelo braço financeiro da Opel, que será operado conjuntamente e consolidado pelo banco francês.

    A venda da Opel sela a saída da GM da Europa, oito anos depois da montadora ficar perto de vender a unidade para a canadense Magna International. A montadora norte-americana tem enfrentado renovada pressão de investidores para focar em aumento da lucratividade em vez de perseguir a liderança global de vendas atualmente detida pela Volkswagen.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024