• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 16:54:32 -03

    Pressionado por novo chanceler, Temer recua de mudanças na Camex

    RENATA AGOSTINI
    DE SÃO PAULO

    07/03/2017 14h08 - Atualizado às 21h56

    Alan Marques - 11.mai.2016/Folhapress
    Senador Aloysio Nunes Ferreira, novo líder do governo na Casa
    Senador Aloysio Nunes Ferreira, escolhido para chefiar o Itamaraty

    Pressionado pelo novo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, o presidente Michel Temer recuou da decisão de tirar do Itamaraty o controle da Camex (Câmara de Comércio Exterior).

    Na segunda (6), o "Diário Oficial" trouxe decreto com mudanças no órgão, que tem palavra final sobre medidas de comércio exterior como tarifas de importação e disputas que o país levará à Organização Mundial do Comércio.

    Por meio dele, o presidente transferia ao Mdic (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) o comando da secretaria-executiva do órgão. Na prática, o decreto restaurava o desenho da Camex antes do governo Temer.

    A ideia do presidente era aproveitar a saída de José Serra, que renunciou ao posto de chanceler há duas semanas, para promover a mudança.

    O controle do órgão fora dado ao Itamaraty como parte das negociações para que Serra se tornasse chanceler.

    Na ocasião, o tucano exigira ter sob seu domínio a Apex, agência que promove produtos e serviços brasileiros no exterior, e o controle da Camex, que até então estavam sob a estrutura do Mdic.

    Aloysio Nunes, escolhido dentro do PSDB para substituir Serra, foi surpreendido com a publicação do decreto e reagiu mal à decisão. O presidente resolveu então não contrariar o novo chanceler.

    Uma edição extra do "Diário Oficial", publicada na tarde desta terça (7) quase simultaneamente à posse do novo ministro, revogou o ato.

    Apesar disso, o presidente indicou que pode promover novo recuo em breve. O ministro Marcos Pereira, titular do Mdic, foi avisado de que, num período de 30 a 40 dias, o controle da Camex pode voltar para sua pasta.

    Aloysio Nunes deu a mesma sinalização após sua posse. O chanceler afirmou que os argumentos para levar a Camex para o Mdic são "muito ponderáveis", mas que é preciso "tempo para promover uma transição harmoniosa".

    DESCONTENTES

    O retorno da Camex para a esfera do Mdic era um pedido de Pereira, presidente licenciado do PRB e titular da pasta desde o início do governo Temer. O pleito tem apoio do setor produtivo.

    Lideranças empresariais argumentam que a maioria das resoluções do órgão parte do Ministério da Indústria e que a mudança para o Itamaraty atende somente a interesses políticos.

    O empresariado acompanha de perto as alterações —e reclama do excesso delas. Essa foi a quarta mudança promovida por Temer na estrutura da Camex.

    Prometendo resgatar a importância do órgão, o presidente assumiu inicialmente a presidência do colegiado —ao mesmo tempo em que deslocou a secretaria-executiva para o Itamaraty. Pouco depois, porém, delegou à Casa Civil a presidência da Camex.

    Nesta semana, devolveu a secretaria-executiva ao Mdic. Um dia depois, voltou atrás.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024