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    Resultado do leilão dos aeroportos leva governo a preparar nova rodada

    JULIO WIZIACK
    DE BRASÍLIA

    16/03/2017 20h43

    O ágio obtido pelo governo com o leilão dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis nesta quinta-feira (16) surpreendeu tanto que o governo já começou a planejar a próxima rodada.

    Os estudos estão sendo conduzidos pelo Ministério dos Transportes, pela SAC (Secretaria de Aviação Civil) e pela ANAC (Agência Nacional de Aviacão Civil). Quem participa das discussões diz que a ideia é fazer o próximo leilão no início de 2018 com um pacote entre quatro e oito aeroportos. Hoje, 17 estão sob análise, principalmente nas capitais. Cidades menores com boa demanda de passageiros como Foz do Iguaçu (PR) e Juazeiro do Norte (CE) também seriam alvo.

    Os aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR) e Manaus (AM) estão fora. Com boa rentabilidade, serão mantidos como pilares da reestruturação da Infraero.

    Estão sendo considerados aeroportos com "potencial comercial" para os investidores mas que, vendidos, não comprometam a "sustentabilidade" da estatal.

    ÁGIO

    O governo definiu que o lance mínimo total pelos quatro aeroportos seria de R$ 3 bilhões e não esperava ágio. Os vencedores pagarão R$ 3,72 bilhões ao longo de 30 anos, sendo R$ 1,4 bilhão pago à vista na assinatura do contrato. Este valor contou com um ágio de cerca de 90% porque o governo esperava receber R$ 750 milhões, mas as propostas apresentadas foram maiores.

    Os franceses da Vinci Aiports ficaram com o aeroporto de Salvador (BA). Os alemães da Fraport, hoje sócios da Infraero em uma subsidiária levaram o aeroporto de Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS). Os suíços da Zurich, que operam o aeroporto de Confins (MG), arremataram o aeroporto de Florianópolis (SC).

    Juntos, esses aeroportos —e os outros que já foram privatizados— movimentam 12% do total de passageiros do país. Cálculos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) apontam que 59% dos passageiros do país passarão a ser atendidos por aeroportos concedidos à iniciativa privada.

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