• Mercado

    Friday, 26-Apr-2024 15:17:59 -03

    Previdência

    Professores de colégios particulares fazem dia contra reformas de Temer

    DE SÃO PAULO

    31/03/2017 11h55 - Atualizado às 17h55

    Em alguns dos principais colégios de elite de São Paulo, os professores deram aulas nesta sexta (31) vestindo preto, com números de fita adesiva colados às roupas.

    O objetivo é protestar contra a reforma da Previdência e a terceirização. Os números são as idades em que cada um considera que poderá se aposentar se a proposta de reforma do governo for aprovada

    A iniciativa partiu de um grupo de professores que se organizam de forma descentralizada desde 2014, quando a terceirização começou a ser discutida no Congresso.

    Nesta sexta (31), às 18h30, eles se reúnem na praça dos Arcos, na esquina da avenida Angélica com a avenida Paulista, para discutir os resultados das ações de hoje e os próximos passos.

    Reforma da Previdência
    As mudanças propostas na aposentadoria

    O grupo quer mobilizar escolas e o sindicato dos professores particulares (Sinpro) para aderirem à greve geral marcada para o dia 28 de abril.

    Os participantes afirmam que a organização é descentralizada, sem lideranças nem porta-vozes e, por isso, não querem ser identificados individualmente.

    Fazem parte docentes dos colégios Santa Cruz, Oswald de Andrade, Equipe, Escola da Vila, Escola Viva, Ofélia Fonseca e Nossa Senhora das Graças, entre outros.

    Em algumas das escolas, além das camisetas pretas, houve discussões em classe ou suspensão das aulas —em alguns casos, sugeridas pelos próprios alunos, em apoio aos professores.

    Eles também pretendem participar da passeata marcada para esta tarde.

    Em Pernambuco, ao menos seis escolas particulares, de Recife e na vizinha Jaboatão dos Guararapes, não tiveram aulas nesta tarde em apoio ao dia de paralisações.

    Entre as que liberaram seus alunos e professores nesta sexta-feira estão Instituto Capibaribe, Escola Encontro, Espaço Capivara, Escola Arco-Íris., Escola Parque e Colégio Apoio Manifestações acontecem nesta tarde na Praça da Independência.

    REFORMA

    Professores têm pelas regras atuais condições especiais de aposentadoria. No setor privado, homens precisam contribuir por 30 anos e mulheres, por 25 anos (para não professores, as idades são 35 e 30, respectivamente).

    No setor público, além do tempo de contribuição, há idade mínima, de 55 e 50 anos (para os outros servidores, as idades são 60 e 55).

    Se a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso for aprovada sem alterações, ao final do período de transição as regras serão únicas para a absoluta maioria dos trabalhadores, independentemente da profissão: 65 anos de idade e 25 de contribuição.

    Professores de escolas públicas também têm feito protestos e greve contra a proposta do governo.

    TERCEIRIZAÇÃO

    A Câmara aprovou neste mês um projeto que amplia as possibilidades de uma empresa contratar serviços de outras para quaisquer funções —a chamada terceirização.

    Para o grupo de professores de escolas particulares, a nova lei, se sancionada, vai precarizar o trabalho docente.

    Eles temem que os colégios passem a contratar professores por períodos curtos, sem garantir direitos como férias remuneradas e 13º salário.

    Terceirização: como fica

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024