• Mercado

    Thursday, 28-Mar-2024 14:14:05 -03

    operação carne fraca

    Investigado pela Polícia Federal, frigorífico Peccin demite funcionários

    DE CURITIBA

    11/04/2017 17h42

    Edson Silva/Folhapress
    Funcionário em frigorífico em SP
    Funcionário em frigorífico em SP

    Investigado na Operação Carne Fraca, o frigorífico Peccin anunciou nesta terça (11) que deu início à demissão de 420 funcionários, em suas unidades de Curitiba e Jaraguá do Sul (SC).

    A decisão foi tomada em função da recente paralisação das fábricas, que foram interditadas pelo Ministério da Agricultura após a investigação.

    "Com o custo, não há como manter. Cada dia de salário é uma pequena fortuna", diz o advogado Elias Mattar Assad.

    OPERAÇÃO CARNE FRACA
    PF deflagra ação em grandes frigoríficos

    A empresa, que opera há cerca de dez anos, é suspeita das mais graves irregularidades investigadas pela Polícia Federal —como o uso de carne estragada em embutidos e de conservantes proibidos ou em quantidades acima do permitido.

    Durante a investigação, os proprietários da Peccin foram flagrados em escutas, aparentemente conversando sobre como adulterar alimentos vencidos para utilizá-los em embutidos. Um laudo da PF identificou uma concentração de aditivos e conservantes acima do permitido por lei nos produtos da empresa.

    A Peccin nega as acusações e diz que as "falsas alegações" foram divulgadas de forma "distorcida e precipitada", para justificar a operação policial.

    Segundo o advogado Mattar Assad, a empresa, familiar, não tinha reservas suficientes para empregar os funcionários sem estar em operação. Só o custo de energia elétrica com a fábrica de Santa Catarina, para manter os freezers ligados, é de R$ 390 mil mensais.

    A empresa informou, em nota, que espera "em breve poder retomar suas atividades e recontratar os antigos colaboradores".

    A Peccin tenta suspender na Justiça a interdição do Ministério da Agricultura. Se não conseguir, os sócios cogitam a possibilidade de vender ou arrendar a empresa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024