• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 06:55:38 -03

    Apple obtém licença para testar carros autônomos nas ruas da Califórnia

    DO "FINANCIAL TIMES"

    14/04/2017 21h22

    A Apple recebeu licença para testar veículos autônomos na Califórnia, o que marca o início público de sua corrida com Uber, Alphabet e Tesla para definir o futuro do transporte sem motorista.

    A licença foi revelada quando o nome da Apple surgiu entre as companhias aprovadas para testes de veículos no site da autoridade regulatória estadual da Califórnia para veículos motorizados, nesta sexta-feira (14).

    O sigiloso projeto de pesquisa automotiva da Apple surgiu há mais de dois anos, ainda que não se saiba quando a empresa colocará em teste um de seus protótipos.

    Em 2016, a Apple abandonou os esforços para construir um veículo elétrico sozinha, em curto prazo, e reorientou seus esforços de desenvolvimento para os sistemas autônomos que embasam a operação de carros autoguiados.

    A revelação sobre a licença expõe uma vez mais as dificuldades que a Apple terá de enfrentar para manter o sigilo pelo qual é notória quanto ao desenvolvimento de seus produtos, ao ingressar em mercados muito mais regulamentados, como o de transporte e o de saúde.

    As discussões iniciais com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia foram reportadas em setembro de 2015, e por diversos meses veículos de mapeamento equipados com câmeras e sensores foram vistos circulando perto da sede da empresa, em Cupertino.

    O setor de tecnologia para veículos autoguiados do Vale do Silício já começa a parecer superlotado, ainda que nenhum dos participantes tenha colocado um veículo em operação comercial nas estradas e ruas dos EUA. A Apple é a 30ª empresa a receber uma licença na Califórnia.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024