• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 07:42:22 -03

    Produção de minério da Vale no 1º trimestre é recorde para o período

    DA REUTERS

    20/04/2017 11h36

    A produção de minério de ferro da Vale entre janeiro e março deste ano foi recorde para um primeiro trimestre, com alta de 11,2% ante o mesmo período do ano passado, para 86,2 milhões de toneladas, informou a companhia nesta quinta-feira (20).

    As ações da companhia operam em alta de mais de 3,5% nesta sessão, após a divulgação do relatório de produção e beneficiadas também pela alta do minério de ferro na China.

    A mineradora, maior produtora global de minério de ferro, atribuiu o avanço à aceleração das atividades nos projetos S11D, em Canaã dos Carajás, Pará, que entrou em operação comercial neste ano, e Itabiritos, no Sistema Sudeste.

    Em relação ao quarto trimestre de 2016, a produção no período caiu 6,7%, devido à sazonalidade climática no primeiro trimestre do ano, que afetou principalmente a performance do Sistema Norte.

    O Sistema Norte, que compreende as operações de Carajás, Serra Leste e S11D, também atingiu um recorde para um primeiro trimestre, de 36 milhões de toneladas nos três primeiros meses do ano, alta de 11,1% em relação ao mesmo período do ano passado, como resultado da mina S11D.

    Com o resultado, a companhia reiterou sua meta para o ano, que será registrar produção entre 360 milhões e 380 milhões de toneladas. Além disso, a Vale destacou que provavelmente atingirá o caso base de sua meta de 400 milhões de toneladas a partir do final de 2018, conforme apresentado no evento Vale Day, em dezembro de 2016.

    Os embarques de minério de ferro e pelotas do Brasil e Argentina somaram 77,7 milhões de toneladas no primeiro trimestre, alta de 6,1 milhões de toneladas em relação ao mesmo período de 2016, devido, principalmente, à maior produção no Sistema Norte e no Sistema Sudeste.

    A empresa destacou que os volumes blendados na Ásia totalizaram 12,4 milhões de toneladas entre janeiro e março, alta de 6,5 milhões de toneladas em relação ao primeiro trimestre do ano passado, como resultado de uma nova estratégia, que permite respostas mais rápidas a mudanças de mercado.

    Já a produção de níquel da Vale foi de 71,4 mil toneladas no primeiro trimestre, queda 14% ante o trimestre anterior e recuo de 2,9% ante o mesmo período de 2016 devido, principalmente, a paradas de manutenção na Indonésia e no Japão e a dificuldades operacionais nas operações em Thompson, disse a Vale, sem entrar em detalhes.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024