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    Empresas querem acelerar venda de carros usados com leilões pela internet

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    23/04/2017 02h00

    Karime Xavier/Folhapress
    SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL -07 /04/17 - :00h - A Instacarro tem sistema que, pela internet, faz leilões de carros de clientes com 1500 lojas de veículos em uma hora.Antes disso, eles fazem vistorias no automóvel, com mais de 50 fotos e anotações sobre qualidade do motor. ( Foto: Karime Xavier / Folhapress) . ***EXCLUSIVO***-MERCADO
    Carro usado que irá a leilão é vistoriado na InstaCarro

    Start-ups querem acabar com a peregrinação por várias lojas para negociar e vender carros usados.

    Para acelerar o processo, InstaCarro e Car$Sale apostam na realização de leilões virtuais com a participação de milhares de compradores.

    A InstaCarro foi aberta no final de 2015. Sua promessa é vender carros usados em até uma hora e meia.

    No serviço da empresa, é necessário que o consumidor vá até um dos sete espaços que a companhia possui em São Paulo. Lá, são feitas avaliações e fotos dos veículos.

    A seguir, a start-up coloca as informações do carro em plataforma virtual e inicia leilão, disputado por 1.500 lojas parceiras do serviço.

    Após cerca de uma hora, o vendedor do carro fica sabendo qual foi o maior lance e decide se quer fechar negócio.

    Diego Fischer, cofundador da empresa, conta que são em média 15 lances por carro.

    A companhia fica com comissão sobre o valor da venda, porém não informou qual o percentual cobrado. Segundo Fischer, a start-up avalia qual a comissão ideal a ser praticada.

    A empresa tem entre seus primeiros investidores a russa CarPrice, que usa modelo semelhante. Em março, a empresa anunciou ter recebido uma injeção de capital adicional de R$ 33 milhões de fundos de
    investimento estrangeiros.

    Segundo Fischer, o leilão virtual diminui o risco de vendedores receberem propostas muito baixas. Isso porque eles dão resultado equivalente a fazer cotações em várias lojas.

    Porém ele diz que a empresa não se propõe a obter preços semelhantes àqueles que vendedores conseguiriam se vendessem diretamente para outras pessoas, em vez de lojas.

    A confeiteira Mariana Moyses, 32, diz que descobriu a InstaCarro na internet em uma noite e,, no dia seguinte, vendeu com ela um Chevrolet Agile 2011.
    Ela afirma que recebeu uma proposta de R$ 18.300 (descontada a comissão da empresa), o que achou justo.

    "Se o carro estivesse bonitinho, poderia valer até R$ 21 mil. Mas sabia que tinha várias coisas para arrumar, talvez gastasse R$ 4.000 antes de vender", diz.

    NO APLICATIVO

    Já o Car4$ale quer acelerar os negócios conectando via aplicativo quem quer vender um carro com compradores em potencial a partir de um aplicativo.

    Compradores podem dar lances para os carros cadastrados. O sistema busca gerar a melhor oferta possível notificando quem fez propostas em um carro sempre que ele recebe novo lance.

    Com serviço no ar desde setembro, a companhia tem feito 200 vendas por mês e possui cerca de 140 mil cadastrados, diz Daniel Corrêa, fundador da empresa.

    A empresa fica com comissão de 1% sobre as vendas.

    Aumentar o número e a velocidade de negociações é o desafio desse modelo de negócios, baseado na intermediação de vendas via plataforma na internet e conhecido como marketplace. Se isso não ocorrer, compradores e vendedores podem desistir do serviço.

    A pedido da Folha, o especialista em compra e venda de carros para particulares Rubens de Oliveira Junior, 39, cadastrou dois veículos no serviço, um Gol e um Citroën C3, ambos de 2015.

    Ele avaliou positivamente o processo de cadastro dos carros, feito em cinco minutos. Porém, após seis dias de anúncio no ar, Junior se disse frustrado com o resultado. Não houve nenhum lance para os carros oferecidos.

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