• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 07:09:36 -03

    Justiça nega recurso da Nippon Steel para anulação de eleição na Usiminas

    DA REUTERS

    25/04/2017 10h24

    Carlos Nogueira/A Tribuna de Santos/Folhapress
    CUBATAO, SP, 15-04-2011 - Usiminas, producao de ferro Gusa no alto forno. Foto: Carlos Nogueira/A Tribuna de Santos/Folhapress ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Forno para produção de ferro da Usiminas

    A Justiça de Minas Gerais rejeitou recurso da Nippon Steel para anulação da reunião do conselho de administração da Usiminas que elegeu no fim de março Sergio Leite como presidente-executivo da siderúrgica brasileira no lugar de Rômel Erwin de Souza.

    A juíza Soraya Brasileiro Teixeira, da 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, negou o recurso de antecipação de tutela requerida pela Nippon Steel, que integra o grupo de controle da Usiminas, segundo decisão emitida na segunda-feira (24).

    A Nippon Steel afirmava que a eleição de Leite havia sido ilegal pois, segundo a empresa, violou acordo de acionistas da Usiminas ao não contar com o consenso do conselho de administração da siderúrgica brasileira.

    Já a Ternium-Techint, que divide o controle da Usiminas com a Nippon Steel e defende a eleição de Leite, sustentou que houve perda da confiança do colegiado em Souza após assinatura por ele de um memorando de entendimento para mudança de termos de um contrato de fornecimento de minério de ferro.

    A eleição, decidida por maioria de votos, foi uma repetição de episódio semelhante ocorrido cerca de um ano antes, quando o então presidente-executivo da Usiminas, Rômel Erwin de Souza, foi retirado do posto, sendo substituído por Leite, que acabou ficando apenas alguns meses no comando da siderúrgica antes de a Justiça de Minas Gerais ter aceito recurso da Nippon Steel para anular a mudança.

    Desta vez, o conselho da Usiminas decidiu destituir Souza do cargo sob acusação de que ele fez um acordo que teria violado o estatuto social e regras de conformidade da Usiminas, afirmou uma pessoa com conhecimento do assunto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024