• Mercado

    Wednesday, 08-May-2024 03:02:18 -03

    Uber é investigada nos EUA por uso de software para evitar reguladores

    DA REUTERS

    05/05/2017 13h05

    Mark Ralston/AFP
    (FILES): This file photo taken on March 10, 2016 shows a man checking a vehicle at the first of Uber's 'Work On Demand' recruitment events where they hope to sign 12,000 new driver-partners, in South Los Angeles Uber and Lyft are eviscerating the taxi industry in Los Angeles three years after they began operating in the city, officials say. Thanks to the ridesharing services, which enable independent drivers to offer rides via a smartphone application, "taxicab service demand indicators have dropped (total trips and dispatch trips) beginning in the second half of 2013 and increasing through 2015," according to a report by Department of Transportation seen by AFP on April 14, 2016. / AFP PHOTO / Mark Ralston
    Carro da Uber em Los Angeles, nos EUA

    O Departamento de Justiça dos Estados Unidos iniciou uma investigação criminal sobre a Uber Technologies sobre o uso de um software que ajudou seus motoristas a evitar reguladores de transporte locais, disseram duas fontes familiarizadas com a situação.

    A Uber reconheceu que o software, conhecido como "Greyball", ajudou a identificar e contornar os funcionários do governo que estavam tentando reprimir o serviço de transporte urbano por aplicativo em áreas onde o mesmo ainda não havia sido aprovado, como Portland, no Oregon.

    A empresa proibiu o uso do Greyball para este fim logo após o jornal "The New York Times" revelar sua existência em março, dizendo que o programa foi criado para verificar pedidos de corridas a fim de evitar fraude e proteger os motoristas. A reportagem do NYT desencadeou uma enxurrada de publicidade negativa para a empresa.

    A investigação criminal pode se tornar um problema significativo para a empresa, que enfrenta uma série de questões comerciais e jurídicas recentes.

    Um porta-voz da Uber e o Departamento de Justiça se recusaram a comentar.

    Em cartas às autoridades de Portland divulgadas em um relatório na semana passada, advogados da Uber disseram que a tecnologia Greyball foi usada excessivamente naquela cidade, antes de o serviço ser aprovado lá, em 2015.

    A natureza de qualquer possível violação criminal federal e a probabilidade de alguém ser acusado não é clara. A investigação ainda está em seus estágios iniciais, disseram as fontes.

    A agência Bloomberg informou da existência de uma investigação federal na semana passada, mas não a identificou como criminosa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024