• Mercado

    Monday, 06-May-2024 04:04:00 -03

    Uber, Easy e outros apps testam programas de fidelidade e assinatura

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    08/05/2017 02h00

    Nelson Gariba/Brazil Photo Press/Folhapress
    Clientes do Uber em todo o país vão poder pagar suas viagens com cartão de débito, sem o uso da maquininha, a partir desta terça
    Funcionários da Uber estiveram no Brasil para testes de programa de fidelidade

    Empresas do mercado de chamada de motoristas por aplicativo estão desenvolvendo programas de fidelidade e assinaturas.

    Funcionários da matriz americana da Uber estiveram no Brasil testando um programa desse tipo no fim de abril.

    O sistema de recompensas funcionaria em parceria com dezenas de restaurantes e lojas. O usuário que fizer compras nesses estabelecimentos e pagar com cartão de crédito de uma determinada bandeira, que deve fechar parceria com o aplicativo, ganhará crédito para corridas.

    Cerca de 20 usuários brasileiros foram selecionados para testar protótipos do serviço durante entrevistas. A versão de testes previa que de 10% a 30% dos gastos dos consumidores em parceiros seriam creditados na conta do consumidor na Uber.

    Cada participante ganhou R$ 300 em dinheiro após uma entrevista feita em casa.

    Ferramentas similares já estão disponíveis em outros países. Nos EUA, o Local Rides foi lançado em meados de 2016 e funciona como um sistema de pontos. Cada dólar gasto em restaurantes ou lojas selecionados dá direito a um ponto. Cem pontos podem ser trocados por uma corrida de até US$ 10.

    A empresa também demonstrou um vale-presente virtual, para que usuários possam presentear uns aos outros com créditos de R$ 50, R$ 100, R$ 150 e R$ 200. Esses valores poderiam ser usados para corridas e também para o Uber Eats, sistema de entrega de comida.

    A assessoria da Uber não quis comentar a iniciativa.

    DESCONTOS

    A Easy lançou no fim de abril o Club Easy, programa de assinaturas que oferece desconto em corridas. Ele tem três categorias, com preços mensais variando de R$ 24,99 a R$ 99. O plano mais barato dá direito a R$ 4 de desconto em dez corridas, e o mais caro, a R$ 6 em 30 corridas.

    O serviço está disponível em 17 cidades, a maior parte no Nordeste e no Centro-Oeste. Deve chegar a São Paulo e ao Rio neste mês.

    Fernando Matias, diretor da companhia para o Brasil, diz que o programa foi lançado após seis meses de testes.

    Matias afirma que a empresa buscará criar benefícios para quem assinar os planos, como prioridade na hora de encontrar motoristas ou maior chance de conseguir condutores mais bem avaliados.

    Outras competidoras desse mercado, Cabify e 99 têm apostado em descontos para passageiros e incentivos para motoristas fiéis.

    Um exemplo é o 99 Completa, ação feita em dias de maior demanda de corridas. Neles, a empresa dá ao motorista o valor que falta para ele atingir uma receita predeterminada no dia, caso faça um número mínimo de viagens.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024