• Mercado

    Friday, 19-Apr-2024 04:36:56 -03

    Governo encurralado

    Henrique Meirelles esteve ligado à controladora da JBS por 4 anos

    DE SÃO PAULO

    19/05/2017 16h58

    Pedro Ladeira/Folhapress
    O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
    O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

    Antes de assumir o Ministério da Fazenda, Henrique Meirelles esteve ligado ao Grupo J&F, controlador do frigorífico JBS.

    Meirelles ocupou cargos de destaque na companhia entre os anos de 2012 e 2016.

    Ele chegou à empresa em 2012, após ocupar o cargo de presidente do Banco Central nos dois mandatos do presidente Luiz INácio Lula da Silva (2003-2010).

    Assumiu o posto de presidente do conselho de administração do J&F em 2012. Sua missão, segundo o noticiário da época, era criar estruturas de governança na companhia para prepará-la para uma abertura de capital na bolsa de valores.

    Em março de 2016, quando seu nome já era cogitado para um eventual governo do então vice-presidente Michel Temer, Meirelles assumiu a presidência do Banco Original, também pertencente ao J&F. Ele deveria fazer da companhia, uma pequena instituição que dava crédito a fornecedores da empresa, o principal banco digital do país.

    Convidado por Temer para assumir a Fazenda, Meirelles deixou o grupo em maio de 2016.

    Na última quarta-feira (17), relato de uma conversa gravada entre Joesley Batista, um dos donos da JBS, e o presidente Michel Temer em que se discutia a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha deu início a principal crise enfrentada pelo governo Michel Temer.

    Governo encurralado

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024