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    Guia da Micro, Pequena e Média Empresas (MPME)

    Com tecnologia, start-ups ocupam o papel do 'organizador de casamento'

    DANIELLE BEURTEAUX
    DO "NEW YORK TIMES"

    22/05/2017 02h00

    Elizabeth Lippman/The New York Times
    Kellee Khalil, founder of the wedding website Lover.ly., at The Hidden Garden, a floral shop, in Los Angeles, Dec. 29, 2016. A variety of start-ups like Khalil's are trying to cut down on wedding planning information overload by harnessing new technologies to capture a slice of a multibillion-dollar industryâ€Ãî what some of have called the wedding-industrial complex. (Elizabeth Lippman/The New York Times) ORG XMIT: XNYT93 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Kellee Khalil em floricultura de Los Angeles que é parceira de seu site

    Planejar um casamento, em geral, é trabalho realizado do jeito tradicional, feito durante meses, que requer a avaliação de uma série de detalhes e custos sobre locais, serviços e produtos.

    É um mercado repleto de pequenas empresas locais, que não usam muita tecnologia e sobrevivem por meio de recomendações pessoais.

    Agora, porém, diversas start-ups estão tentando reduzir essa sobrecarga de informações ao explorar novas tecnologias. O objetivo é abocanhar uma fatia de um mercado multibilionário.

    No ano passado, o gasto médio de um casal com uma cerimônia de casamento no Estados Unidos foi de US$ 26,5 mil (cerca de R$ 89 mil), de acordo com o "Wedding Report", boletim do setor.

    Fatores como esse levaram Kellee Khalil, que trabalhou em finanças, a entrar no negócio com a start-up Lover.ly.

    "As pessoas não sabem quanto as coisas custam ou se um fornecedor estará disponível, tudo é dinâmico", afirma Khalil. A primeira versão da start-up era um site com conteúdo editorial, acrescido de comércio eletrônico.

    No entanto, ela descobriu que os casais não entravam no site para comprar, mas para pedir ajuda.

    Isso a levou a mudar o negócio para uma plataforma que reproduz duas das principais tarefas de um organizador de casamentos: ajudar na preparação de um orçamento e sugerir prestadores de serviços. Khalil começou investindo US$ 75 mil e depois arrecadou US$ 7 milhões junto a investidores.

    A Lover.ly é uma das numerosas start-ups que usam a tecnologia para facilitar o planejamento -hoje, apenas 18% ainda contratam um organizador de casamentos.

    Essas empresas trabalham com sugestões personalizadas. Formatos como mensagens de texto e chats, que se tornaram parte integrante da comunicação, foram adaptados ao planejamento.

    O serviço atraiu usuários como Heather Marie e Aniekan Udo, que moram em Nova York e planejam se casar na Toscana (Itália), em junho. Marie gostou da eficiência que o aplicativo oferece. "O tempo necessário para pesquisar os diferentes fornecedores ocuparia todos os finais de semana da minha vida até o casamento", conta Marie, que se impressionou com as sugestões do Lover.ly.

    Outras start-ups veem oportunidades de usar mensagens de texto e chats on-line. O app LadyMarry entrou em operação em 2015, e serve como exemplo. A proprietária Joanne Jiang conta que a empresa já foi usada para planejar 90 mil casamentos.

    O aplicativo é gratuito para os casais e cobra uma comissão entre 15% e 45% do preço dos fornecedores e prestadores de serviços contratados, a depender da localização e da natureza do serviço.
    O LadyMarry tem apenas seis funcionários em período integral, além de consultores.

    Embora esteja ciente de que sua empresa é só uma companhia em uma multidão, Jiang vê espaço para crescimento. "Temos uma oportunidade enorme. Podemos nos tornar uma grande empresa no segmento de prestação de serviços".

    Algumas start-ups do ramo estão se inspirando em outros setores. Melissa Wilmot, fundadora do WedBrilliant, tomou como modelo os sites de solicitação de serviços nos quais o interessado anuncia o que deseja e espera que os prestadores lhe encaminhem orçamentos.

    Wilmot lembra que a ideia surgiu quando ela enfrentou dificuldades para obter orçamentos justamente para seu casamento, que aconteceria fora do Estado.

    "O que propomos é dar ao pessoal uma ideia de qual é a situação do mercado para um determinado serviço", afirma.

    E o mercado é certamente movimentado, especialmente para os casamentos de maior custo -que respondem por 15% do total, mas representam 60% do faturamento do setor, contabiliza Jess Levin Conroy, fundadora do Carats & Cake.

    O serviço sediado em Nova York se especializou em planejar casórios de grande orçamento.

    O site não cobra nada para os casais que o empregam, e seu faturamento vem dos honorários pagos pelos prestadores de serviços por tarefas como processamento de pagamentos, já que muitos desses fornecedores continuam a operar apenas com dinheiro ou cheque.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    *

    CASAMENTO ORGANIZADO
    Empresas especializadas vivem bom momento nos EUA

    US$ 58 bi
    movimentou o setor de casamentos nos EUA em 2016

    60%
    do faturamento do setor vem das cerimônias 15% mais caras

    3,2%
    é a taxa média de crescimento da área entre 2011 e 2016

    319 mil
    empresas operam neste segmento nos EUA

    Fonte: IBISWorld, consultoria de pesquisa de mercado norte-americana

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