• Mercado

    Sunday, 19-May-2024 00:35:01 -03

    Companhia aérea japonesa aceitará pagamento de passagem em bitcoin

    LEO LEWIS
    DO "FINANCIAL TIMES", EM TÓQUIO

    23/05/2017 13h57

    Reprodução/Facebook
    Peach Aviation[Global]
    Avião da companhia aérea japonesa Peach Aviation, voltada para o segmento econômico

    A Peach Aviation, companhia aérea econômica japonesa especializada em voos para o nordeste da Ásia, se tornará a primeira empresa aérea do país a permitir que passageiros paguem passagens usando diretamente a moeda virtual bitcoin.

    A Peach está tentando explorar a onda ainda crescente de turistas que chegam ao Japão vindos da China e da Coreia do Sul, e o fascínio pelo bitcoin em seu país, que deu origem a uma série de jogadas de marketing.

    O anúncio acontece após mudanças na regulamentação anunciadas pelo Japão no começo do ano com o objetivo de legitimar a moeda digital como meio de pagamento e abrir caminho a investimentos mais amplos em tecnologia e inovação financeira –pelo menos é isso que espera o governo.

    O reconhecimento formal do bitcoin pelo país também representa um primeiro passo necessário nos esforços para controlar algo que costuma ser associado a lavagem de dinheiro e outros crimes, de acordo com analistas do fenômeno bitcoin.

    A moeda digital é aceita há anos como meio de pagamento pela AirBaltic, companhia de aviação econômica da Lituânia, e pela companhia polonesa de aviação Lot.

    No entanto, os planos de alguns grupos de varejo e agências de viagens online para aceitar a moeda virtual em muitos casos foram suspensos ou abandonados logo depois de serem anunciados.

    A decisão do presidente-executivo Shinichi Inoue, da Peach, torna sua empresa parte do grupo de cerca de 5.000 negócios japoneses que aceitam a moeda digital por meio de sistemas de pagamento digital e se posicionam como fortemente atraentes para os turistas chineses, que costumam gastar muito em suas viagens.

    A decisão de aceitar o bitcoin tem o objetivo de atrair especialmente os clientes chineses mais jovens da Peach –um grupo que a empresa vê como acostumado ao uso do bitcoin e sensível quanto aos movimentos das moedas tradicionais. A empresa disse que esperava promover o uso do bitcoin por meio de parcerias com empresas e governos locais.

    "Queremos encorajar o turismo internacional e a revitalização das regiões do Japão", disse Inoue, cuja empresa oferece rotas entre uma dúzia de aeroportos regionais japoneses e cerca de sete destinos asiáticos.
    A Peach é controlada pela ANA, a maior companhia de aviação do Japão, que elevou sua participação acionária na empresa a mais de 66% este ano.

    A despeito de diversos anos de esforço, a penetração da Peach e das demais companhias japonesas de aviação de baixo custo continua bem abaixo da média de 20% a 30% do mercado detida pelas empresas europeias semelhantes.

    A regulamentação do bitcoin pelo governo japonês inclui um novo sistema de licenciamento para bolsas e empresas de transferência de fundos que operam com bitcoins. Isso é visto como um dos fatores por trás de diversas altas de preços que elevaram a cotação de um bitcoin a mais de US$ 2.100.

    A empolgação pode desaparecer rapidamente, dizem operadores de bolsas da moeda digital, se as autoridades usarem a regulamentação para elevar o custo das transações em bitcoins.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024