• Mercado

    Friday, 19-Apr-2024 06:05:13 -03

    Procura por seguro contra hackers cresce 200%

    DANYLO MARTINS
    DANIELLE BRANT
    DE SÃO PAULO

    05/06/2017 02h00

    O ataque hacker que assustou o mundo no início do mês passado provocou um crescimento de 200% acima da média na procura por seguro para riscos cibernéticos, segundo a corretora Aon.

    No auge, entre 12 e 19 de maio, logo após o ataque que atingiu dezenas de países, essa demanda foi até maior: 300% superior à média.

    Segundo Mauricio Bandeira, gerente da corretora, a tendência é que esse patamar se mantenha 30% acima do nível anterior ao ataque.

    Esse aumento também foi percebido na AIG, pioneira no segmento no país e que viu as consultas envolvendo o produto explodirem nos dias seguintes ao ciberataque.

    Editoria de Arte/Folhapress
    ONDA HACKERRisco cibernético aparece em 5º lugar entre preocupações das empresas

    A onda de ciberataques afetou ao menos 74 países, incluindo o Brasil, e levou grandes seguradoras globais a acelerarem seus planos de lançar produtos para cobrir riscos cibernéticos no país.

    Raros no mercado brasileiro, esses produtos cobrem danos de empresas e prejuízos a clientes e fornecedores, por exemplo. O seguro reembolsa o custo para restaurar programas danificados pelo ataque e o lucro que a empresa deixou de ter. Também há coberturas adicionais para recuperação de imagem.

    No Brasil, além da AIG, XL Catlin e Zurich oferecem o seguro contra risco cibernético.

    Mas o ataque global acendeu a luz amarela nas empresas. "Foi o 'start' do jogo. Mostrou para o mundo que o jogo agora é esse, e que as empresas precisam se preparar", afirma Julio Laurino, diretor da Deloitte.

    Estudo da AGCS, resseguradora do grupo Allianz, indica que as perdas com ataques do tipo tenham chegado a US$ 7,7 bilhões em 2015. Apesar disso, o segmento movimentou cerca de R$ 2 milhões em apólices no ano passado, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais.

    PARTICIPANTES

    De olho na demanda crescente, ao menos seis seguradoras querem disponibilizar o produto no Brasil ainda neste ano, diz Bandeira, da Aon. "Algumas seguradoras estão com o produto para análise e aprovação da Susep, e outras já têm o produto aprovado."

    A Generali prevê comercializar o seguro em breve. Já a Chubb planeja o lançamento do produto em poucos meses. "No mercado brasileiro há um grande número de usuários de internet. Logo, há uma grande exposição a possíveis ataques", diz Antonio Trindade, presidente da Chubb Brasil.

    A Allianz deve estrear no Brasil com esse seguro no segundo semestre.

    O segmento também atraiu a fintech (empresa de tecnologia de serviços financeiros) thinkseg. Ela espera lançar o seguro cyber no começo deste mês, em parceria com uma grande seguradora mundial que ainda não opera no país.

    O crescimento no Brasil depende, sobretudo, de mudanças regulatórias e na legislação, avaliam especialistas.

    Enquanto nos Estados Unidos as empresas precisam notificar ataques e roubo de dados por hackers, por exemplo, no Brasil não há essa obrigatoriedade.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024