• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 18:41:36 -03

    Gigante das bebidas compra tequila de George Clooney por US$ 1 bilhão

    DO "FINANCIAL TIMES"

    21/06/2017 17h54

    Regis Duvignau - 12.mai.16/Reuters
    Cast member George Clooney poses during a photocall for the film "Money Monster" out of competition at the 69th Cannes Film Festival in Cannes, France, May 12, 2016. REUTERS/Regis Duvignau ORG XMIT: DUV108
    George Clooney, que criou a tequila Casamigos com dois sócios, inclusive o marido de Cindy Crawford

    Uma marca de tequila de luxo lançada dois anos atrás pelo ator George Clooney e dois amigos foi avaliada em até US$ 1 bilhão em uma oferta do grupo britânico de bebidas Diageo, a maior empresa de destilados no mundo.

    A Casamigos, criada como um projeto paralelo pelo ator, em sociedade com Rande Gerber, marido de Cindy Crawford, e com o extravagante incorporador imobiliário Mike Meldman, ganhou instantaneamente a adesão dos ricos e famosos dos Estados Unidos, o que ajudou a levar suas vendas à marca de 120 mil caixas no ano passado, principalmente nos Estados Unidos.

    A oferta marca o ressurgimento da tequila e da mezcal como bebidas da moda, que está resultando em avaliações elevadas para as empresas do setor.

    No começo do mês, a Pernod Ricard, da França, fechou acordo para adquirir participação majoritária na Del Maguey Single Village Mezcal.

    A Diaego pagará US$ 700 milhões pela Casamigos, que é controlada majoritariamente por seus três fundadores, quando a transação for concluída. Um adicional de US$ 300 milhões poderá ser pago a depender do desempenho da Casamigos nos próximos dez anos.

    LACUNA

    A tequila até recentemente era uma lacuna na linha de bebidas da Diageo, que vende nove marcas de uísque escocês e norte-americano mas apenas duas marcas da bebida nacional mexicana.

    A Casamigos se unirá à linha Don Julio de tequila da empresa, que registrou crescimento de vendas da ordem dos dois dígitos nos 12 meses até junho de 2016.

    A Diageo planeja manter Clooney e seus amigos como parte do negócio e espera usar seu alcance internacional para acelerar a expansão da marca.

    As vendas de marcas de tequila de luxo cresceram quase 600% nos Estados Unidos entre 2003 e 2015, de acordo com o Distilled Spirits Council of the United States, a organização setorial dos fabricantes de bebidas destiladas norte-americanos, superando em muito as de outras categorias de bebidas.

    As principais tequilas mexicanas lideraram o crescimento, com o volume de tequila de luxo vendido subindo em 35% em 2016 ante 2015 e respondendo por um terço dos US$ 7 bilhões em vendas mundiais de tequila, de acordo com a ISWR, organização londrina que acompanha o mercado de bebidas alcoólicas.

    A tequila também representa a categoria de bebida de mais rápido crescimento em 2016, com avanço de 5,2% em volume ante o ano anterior. Isso se compara a uma queda de 1,3% no mercado mundial de bebidas alcoólicas como um todo, no período, segundo a IWSR.

    Nos dois últimos anos, a Casamigos teve crescimento anual composto da ordem de 54%, de acordo com a empresa, e planeja entregar mais de 170 mil caixas de tequila este ano.

    A Diageo informou que a aquisição demoraria quatro anos para começar a produzir lucros.

    "[A Casamigos] sustenta nossa estratégia de manter o foco nos segmentos de luxo e alto crescimento naquela categoria", disse Ivan Menezes, presidente-executivo da Diageo.

    "Com a força mundial da Diageo, esperamos expandir o alcance da Casamigos a mercados além dos Estados Unidos, a fim de capitalizar o potencial internacional significativo da marca."

    ORIGEM

    Clooney e Gerber decidiram começar a produzir tequila em 2013, quando os dois estava construindo casas de férias na península mexicana da Baja California. A intenção não era a de criar um negócio formal, mas eles começaram a produzir quantidades cada vez maiores para amigos e familiares e tiveram de registrar a empresa, o que foi o primeiro passo para a comercialização da marca.

    "Era só para nós", disse Gerber à rede de notícias CNBC, em novembro.

    "Não queríamos entrar em um negócio. George é ator e diretor, eu tenho bares e restaurantes, e nenhum de nós estava pensando em começar outro negócio".

    "Mas a destilaria ligou e disse que havia um pequeno problema, porque nos dois anos anteriores eles nos haviam enviado mais de mil garrafas por ano, e isso queria dizer que ou estávamos bebendo demais ou estávamos vendendo a tequila —e que de qualquer forma não havia mais como continuar chamando as garrafas de amostras, e tínhamos de conseguir uma licença e fazer as coisas direito", disse Gerber.

    A marca ganhou popularidade muito rápido por conta da fama de Clooney e se tornou uma das marcas de tequila de luxo de mais rápido crescimento nos Estados Unidos.

    A Diageo foi assessorada pelo banco Centerview Partners e pelo escritório de advocacia Sullivan & Cromwell. A Casamigos foi assessorada pelo escritório de advocacia Wilson Elser.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024