• Mercado

    Friday, 19-Apr-2024 07:24:45 -03

    o brasil que dá certo - inovação

    Drones e inteligência artificial se unem a favor da eficiência

    EVERTON LOPES BATISTA
    DE SÃO PAULO

    30/06/2017 02h01

    Divulgação
    Drone capta imagem de estoque de minério de ferro e carvão em unidade da siderúrgica Gerdau em Ouro Branco (MG)
    Drone capta imagem de estoque de minério de ferro e carvão em unidade da siderúrgica Gerdau em Ouro Branco (MG)

    Drones que ajudam a controlar o estoque e inteligência artificial que prevê quando um equipamento vai estragar já são realidade na indústria brasileira.

    Nas unidades da siderúrgica Gerdau em Ouro Branco (MG) e Araçariguama (SP), um software utiliza um algoritmo matemático para analisar imagens feitas por drones e calcular o estoque de minério de ferro e carvão.

    Segundo Gustavo Werneck, diretor de operações da empresa, a solução permite que o inventário esteja pronto em cerca de 20 minutos com mais precisão do que a de métodos antigos -antes, o processo podia levar até uma semana utilizando fotos feitas por um topógrafo.

    A empresa também usa aplicativos de celular, desenvolvidos em parceria com start-ups, como aliados no aumento da eficiência.

    A espera dos caminhões em filas para carga e descarga nas usinas da Gerdau deu lugar a um agendamento feito por aplicativo. "Hoje, o caminhoneiro consegue fazer de três a quatro viagens no mesmo tempo que fazia apenas uma", diz Werneck.

    Outro aplicativo classifica a sucata recebida -principal matéria-prima da empresa- por meio de uma foto e dá o destino correto para ela. A inovação fez o tempo do processo cair pela metade.

    "A ideia agora é que todo engenheiro da Gerdau tenha tudo o que precisa no celular", afirma Werneck.

    CERVEJA INTELIGENTE

    Algumas cervejarias da Ambev, responsável por mais de 20 marcas da bebida, já usam inteligência artificial para gerenciar o sistema de resfriamento que controla a temperatura de fermentação.

    "Conseguimos manter o processo estável com menor gasto de energia", diz Eduardo Soares, diretor técnico da companhia.

    "Devido à quantidade de parâmetros envolvidos, é impossível fazer esse ajuste com tamanha precisão de forma manual", completa.

    De acordo com a Ambev, onde a ferramenta foi implantada houve uma economia de eletricidade de 5%.

    A empresa mantém oito engenheiros dedicados ao planejamento de soluções inovadoras. "Colocamos outras áreas para interagir com esse departamento. Quando as pessoas entendem o benefício da nova tecnologia fica mais fácil sua implantação", afirma Soares.

    Para Constantino Seixas, diretor executivo para assuntos de indústria 4.0 da consultoria Accenture na América Latina, o mercado brasileiro se beneficiou da busca por eficiência durante a crise.

    No entanto, segundo ele, algumas áreas ainda precisam evoluir: "A revolução digital não acontece só na produção. Ela deve ir da compra de matérias-primas até o relacionamento com cliente".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024