• Mercado

    Friday, 19-Apr-2024 21:17:41 -03

    Abertura de empresas poderá ser feita pela internet a partir de segunda

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    30/06/2017 11h42 - Atualizado às 17h25

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Passagem subterrânea da Praça do Patriarca, próximo de onde ficam os guichês da CCM em SP
    Passagem subterrânea da Praça do Patriarca, próximo de onde ficam os guichês da CCM em SP

    A abertura de empresas de baixo risco na cidade de São Paulo poderá ser feita do início ao fim pela internet a partir de segunda-feira (3).

    A iniciativa faz parte do Empreenda Fácil, programa lançado em maio pelo prefeito João Doria (PSDB). A iniciativa foi criada com a promessa de permitir a abertura de negócios em até sete dias.

    Como a Folha mostrou, apesar de avanços obtidos no processo (entre eles a redução de cinco para apenas uma visita obrigatória do empresário) a órgãos públicos, demora para o atendimento na prefeitura para a liberação do CCM (Cadastro de Contribuinte Mobiliário) impedia o cumprimento da meta.

    É justamente essa etapa, que era feita presencialmente após agendamento, que deve ser alterada na próxima semana para acontecer on-line.

    Para que todo o processo seja on-line, o empresário precisa de certificado digital. Caso contrário, terá entregar documentos impressos à Junta Comercial, por exemplo.

    Daniel Annenberg, secretário municipal de inovação e tecnologia, afirmou durante balanço do programa que o prazo do desbloqueio do CCM era de nove dias no início do programa e, após esforço para
    melhorar os resultados, já vinha sendo reduzido para dois dias.

    O secretário afirma que, até o final do ano, o prazo de abertura de empresas deve chegar a cinco dias. Além disso, promete seguir com redução do prazo ainda em 2018, para chegar a meta de dois dias
    para abrir negócios até a metade do ano que vem.

    Desde o lançamento do Empreenda Fácil, foram abertas 2.000 empresas em São Paulo. No período foram realizadas 30 mil avaliações de viabilidade (primeira etapa de abertura de negócios no novo sistema,
    em que o empresário verifica se pode instalar o negócio que deseja no endereço escolhido.

    No momento, o programa contempla empresas consideradas de baixo risco e que não precisam de vistorias de órgãos como corpo de bombeiros para começar a operar (80% do total, segundo a prefeitura).
    Empresas consideradas de alto risco serão consideradas em etapas seguintes, segundo a prefeitura.

    O relatório Doing Business, elaborado pelo Banco Mundial, aponta que o prazo de abertura de empresas na cidade é atualmente de 101 dias -a instituição considera dados coletados em 2016.

    O Brasil ocupa a 175ª colocação no ranking que avalia a velocidade para abrir negócios em 190 países elaborado pelo banco.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024