• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 20:49:49 -03

    Senado aprova projeto que autoriza resgate de R$ 8,6 bi em precatórios

    TALITA FERNANDES
    MARIANA CARNEIRO
    DE BRASÍLIA

    05/07/2017 16h51

    Pedro Ladeira - 23.mai.2016/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 23-05-2016, 16h00: O Presidente interino Michel Temer, acompanhado dos ministros Romero Juca (Planejamento), Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e Henrique Meirelles (Fazenda), durante encontro com o presidente do senado senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para entregar projeto de lei da meta fiscal de 2016 do Governo para o Congresso Nacional, no gabinete da presidência do Senado Federal. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    Senador Romero Jucá (esq.) e o presidente Michel Temer

    O Senado aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto de lei que permite a incorporação da verba destinada ao pagamento de precatórios não sacados por dois anos. O texto, aprovado na Câmara em junho, segue agora para sanção presidencial.

    Esses recursos são a principal aposta do governo para obter receitas extraordinárias no curto prazo e desbloquear parte do Orçamento na revisão que será divulgada no fim deste mês.

    BUSCA AO TESOUROGoverno conta com receitas extras para conseguir fechar as contas neste ano

    O projeto permite que o governo incorpore às suas receitas os valores de precatórios vencidos há mais de dois anos e que não sacados por seus beneficiários. Precatórios são dívidas decorrentes de decisões judiciais.

    O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), relator do projeto, esclareceu que, embora o governo esteja incorporando esses recursos à sua receita, o dinheiro será devolvido aos beneficiários assim que houver a solicitação.

    Na avaliação da área econômica, a aprovação da medida resultará na injeção de R$ 8,6 bilhões para os cofres do governo imediatamente.

    O governo visa elevar o orçamento para cumprir despesas que estão sem recursos. Um exemplo é a paralisação da emissão de passaportes pela Polícia Federal, que na semana passada deixou de produzir os documentos alegando falta de orçamento.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024