• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 03:38:49 -03

    FGTS

    PF prende 17 pessoas no Rio suspeitas de fraudes em saques do FGTS

    DO RIO

    08/07/2017 18h04

    Jose Lucena/Futura Press/Folhapress
    RIO DE JANEIRO,RJ,08.07.2017:OPERAÇÃO-PESCARIA-PRISÕES-FRAUDES-SAQUE-FGTS - Agentes da Polícia Federal realizam a Operação Pescaria, com o objetivo a combater fraudes no saque de contas inativas do Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) na Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro (RJ), neste sábado (08). Cerca de 17 pessoas foram presas praticando o golpe em várias agências da cidade. Todas as prisões foram feitas em flagrante. (Foto: jose lucena/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Polícia Federal prende suspeito de fraude em saques de contas do FGTS no Rio

    A Polícia Federal prendeu 17 pessoas neste sábado (8) suspeitas de fraudar e sacar dinheiro de contas inativas do FGTS.

    Todas as prisões foram feitas em flagrante. Segundo os investigadores, a quadrilha que fraudava o sistema atuava pela internet e teria desviado cerca de R$ 1 milhão só neste último lote no Rio.

    A quadrilha contava com estrangeiros. Um angolano e um moçambicano foram presos.

    A Caixa Econômica Federal liberou o saque das contas inativas do FGTS para as pessoas que nasceram em dezembro.

    De acordo com a PF, os fraudadores se utilizavam de técnicas de "phishing" para obter os dados e a senha do beneficiário e, posteriormente, realizar o saque dos valores disponíveis na conta inativa.

    O "phishing" é usado para roubar informações pessoais de usuários por meio de e-mails fraudulentos ou direcionando o internauta para páginas falsas na internet.

    Neste sábado, os fraudadores se dirigiam diretamente aos caixas de autoatendimento e confirmavam os dados necessários para os saques, se passando pelos reais beneficiários.

    A quadrilha era especializada principalmente nos saques irregulares até o limite de R$1.500,00 —até esse valor os saques podem ser realizados nos caixas eletrônicos do banco sem a utilização do cartão cidadão e somente com a senha.

    Para ter sucesso, os criminosos utilizaram sites falsos, e-mails, aplicativos e postagens em redes sociais, para distribuir vírus.

    A Caixa abriu mais de 2.000 agências em todo o país entre 9h e 15h neste sábado, exclusivamente para realizar pagamento de contas vinculadas FGTS, solucionar dúvidas, promover acertos de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Cartão Cidadão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024