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    Honda confirma 11ª morte por explosão de airbag da Takata

    DA REUTERS

    10/07/2017 21h09

    Scott McIntyre/The New York Times
    FILE Äî Cars that were traded in because of the Takata airbag recall, at a lot in West Palm Beach, Fla., Jan. 25, 2017. Plaintiffs in a class action say internal documents from at least four automakers show that they continued to use the flawed airbags to save on costs. (Scott McIntyre/The New York Times)
    Carros com airbags que apresentaram falhas de segurança

    A Honda Motors confirmou nesta segunda-feira (10) a 11º morte nos Estados Unidos envolvendo um de seus veículos por causa de um inflador defeituoso de airbag produzido pela Takata, o que motivou o maior recall da história, de mais de 30 milhões de carros.

    A mondadora japonesa disse que o incidente aconteceu em junho de 2016 na Flórida quando um indivíduo trabalhava em reparos em um Honda Accord 2001 e o airbag estourou.

    Os inflatores da Takata podem explodir, arremessando estilhaços metálicos dentro dos veículos.

    No Brasil, foram convocados mais de 2 milhões de carros com o equipamento defeituoso, de montadoras como Toyota, Honda, Volkswagen e BMW. O número tende a crescer.

    Pelo menos 17 pessoas morreram e 180 ficaram feridas em todo o mundo em casos ligados ao defeito, o qual ocasionou no maior recall de segurança já registrado e levou a Takata a entrar com um pedido de recuperação judicial em junho.

    O Honda Accord estava no grupo de 300 mil veículos convocados para recall por serem equipados com inflatores com risco significativo de rompimento mas que ainda não foram reparados.

    A montadora disse que os proprietários receberam ao menos 12 notificações de recall, mas nunca procuraram efetuar os reparos recomendados.

    Em 2016, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês) incitou os proprietários a pararem de dirigir os carros "inseguros" até serem consertados.

    A NHTSA disse que os airbags dos veículos Honda e Acura modelos de 2001-2003 têm chance de até 50% de sofrerem uma ruptura perigosa em caso de acidente.

    *

    MODELOS DO RECALL NO BRASIL

    CIVIC
    +Ano-Modelo: 2001-2002
    +Produção: de 28/11/2000 a 21/6/2002
    +Chassis: 1Z000024 a 1Z015295; 2Z101243 a 2Z116630

    FIT
    +Ano-Modelo: 2012
    +Produção: de 22/6/2011 a 14/3/2012
    +Chassis: CZ100001 a CZ112418

    CITY
    +Ano-Modelo: 2012
    +Produção: de 28/6/2011 a 9/4/2012
    +Chassis: CZ200001 a CZ214820

    ACCORD
    +Ano-Modelo: 2012
    +Produção: de 2/8/2011 a 26/1/2012
    +Chassis: CZ200005 a CZ200319

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