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    Detran e Honda fecham parceria para avisar donos de carros sobre recall

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    18/07/2017 14h08

    Brendan McDermid - 10.jan.2017/Reuters
    FILE PHOTO - The Honda logo is seen during the North American International Auto Show in Detroit, Michigan, U.S., January 10, 2017. REUTERS/Brendan McDermid/File Photo ORG XMIT: TOR160
    Detran e Honda fecham parceria para convocar donos de carros em recall

    O Detran (Departamento de Trânsito) de SP fechou uma parceria com a montadora Honda para facilitar a localização de donos de carros convocados para recall.

    As empresas vão compartilhar suas bases de informações sobre motoristas, número de chassis de veículos e endereços para convocar os proprietários de carros da empresa que precisam de reparos.

    As chamadas serão feitas a partir de carta ou notificação "push" via celular (para os que possuem o aplicativo do Detran).

    Poderão ser enviadas correspondência para motoristas cujos veículos foram alvo de recalls feitos antes da parceria.

    A Honda espera recebermos informações referentes a 600 mil proprietários envolvidos em campanhas de recall da marca.

    O compartilhamento de dados tem como objetivo aumentar a segurança do trânsito no Estado, diz Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP.

    "A quantidade de recalls é muito grande e a maioria deles relacionada a itens de segurança. Por outro lado, existe dificuldade para se conseguir a adesão dos proprietários ao recall", diz.

    Levantamento do Procon-SP indica que apenas 12,82% dos proprietários de veículos atingidos por recalls no primeiro semestre de 2016 fizeram os reparos necessários.

    O convênio não envolve pagamentos entre Detran-SP e a montadora. O custo do envio de cartas será da Honda.

    Vieira afirma que o Detran já vem sendo procurado por outras montadoras e novas parcerias do tipo podem ser anunciadas em breve.

    PROBLEMAS

    Segundo o órgão, em 2016, foram realizados 105 recalls de automóveis no Brasil, 10 de motocicletas e 2 de caminhões, totalizando mais de 1,6 milhão de unidades.

    Em janeiro, a Honda realizou recall de 34.530 veículos para substituição preventiva do insuflador do airbag do passageiro. A ação era mais uma etapa de convocações para solucionar problemas em airbags produzidos pela japonesa Takata, cujas falhas de segurança afetaram milhões de veículos mundo afora.

    A companhia informa que, em 2016, foram cerca de 495 mil automóveis convocados. Segundo a Honda, o índice de atendimento médio entre todas as campanhas vigentes, que envolvem automóveis e motocicletas, é de 49,9%.

    A meta é reparar todos os veículos que necessitarem, diz a empresa.

    Estima-se que 48% dos veículos da Honda que necessitam de recall estejam em São Paulo.

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