• Mercado

    Monday, 06-May-2024 14:25:39 -03

    Petrobras inicia conversas para rever acordo de acionistas da Braskem

    NICOLA PAMPLONA
    DO RIO

    18/07/2017 20h05

    Divulgação
    Polo petroquimico da Braskem no Mexico. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Polo petroquímico da Braskem no México; Petrobras e Odebrecht têm participação na empresa

    A Petrobras informou nesta terça (18) ter iniciado conversas com a Odebrecht para rever o acordo de acionistas da Braskem, medida considerada fundamental para que a estatal possa oferecer sua participação ao mercado.

    O acordo atual é de 2010 e garante à Petrobras direitos como a a indicação de executivos e veto a investimentos. O acordo, porém, não permite a transferência desses direitos a um eventual comprador da fatia da estatal.

    Em comunicado, a Petrobras informou apenas que o objetivo das negociações é a "criação de valor para todos os acionistas da Braskem". A estatal tem 47% do capital votante da Braskem, que é controlada pela Odebrecht, com 50,1% das ações com direito a voto.

    A direção da Petrobras já comunicou o desejo de sair do setor petroquímico, como parte de seu plano de venda de ativos, que prevê arrecadar US$ 21 bilhões até o fim de 2018.

    Sem a revisão do acordo para transferir os direitos a um eventual comprador, porém, o valor de venda do ativo seria menor.

    Na nota, a Petrobras diz que "está em constante busca pela valorização de seu portfólio, o que inclui a avaliação de possíveis alterações nos acordos de acionistas por ela firmados, nas sociedades onde possui participação".

    Além da necessidade de revisão no acordo de acionistas, executivos do setor dizem que a situação da Odebrecht após a Operação Lava Jato pode ser outro empecilho à venda.

    A petroquímica esteve no foco das investigações, após delação do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que admitiu ter recebido propina para facilitar um contrato de venda de nafta para a empresa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024